Entenda tudo sobre o aumento no desmatamento da Amazônia
Entenda tudo sobre o aumento no desmatamento da Amazônia

Home > Notícias > Urbano > Entenda tudo sobre o aumento no desmatamento da Amazônia

Como de costume, o brasileiro mata seu próprio país. Como de costume, a Amazônia morre ano a ano. Como de costume, o governo seja qual for, não toma as medidas devidas para combater e interromper o desmatamento da maior floresta do mundo. Vale ressaltar que, quanto mais árvores caem no Norte do Brasil, a temperatura aumenta e os animais caminham cada vez mais rumo à extinção.

Desmatamento da Amazônia

No ano de 2020, o desmatamento da Amazônia teve um aumento de 68% em relação ao ano de 2019. O estado onde mais ocorrem desmatamentos é o Pará, onde já se desmatou 517,74km², segundo pesquisas do Deter/Terra Brasilis/Inpe/MCTIC. A saber, o estudo é do mês de agosto, logo se passaram quatro meses e, provavelmente, o número aumentou, uma vez que está se dando mais atenção à pandemia do que ao desmatamento.

Amazônia
Áreas da Amazônia ao longo dos anos. | Foto: Reprodução.

“Há muito discurso, muita conversa, mas o fato é que não houve nenhuma ação contundente por parte do governo até agora para coibir o desmatamento”, diz o físico Ricardo Galvão, professor da USP e ex-diretor do Inpe (demitido por Bolsonaro, em agosto de 2019, quando os dados do Deter começaram a mostrar o crescimento explosivo do desmatamento).

Passado um ano de sua demissão, ele se diz satisfeito (e surpreso) com o fato de os dados de monitoramento continuarem a ser produzidos e divulgados sem interferência pelo quadro técnico do instituto, mas considera que “a situação ainda é muito preocupante”.

desmatamento
Áreas da Amazônia por estado. | Foto: TerraBrasilis / CC BY SA