Entenda tudo sobre a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia
Menu & Busca
Entenda tudo sobre a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia

Entenda tudo sobre a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia

Home > Notícias > Urbano > Entenda tudo sobre a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia

O Vulcão Eyjafjallajokull, que tem localização na Islândia, entrou em erupção na sexta-feira (19/03). As autoridades do país, juntamente com o serviço meteorológico já haviam alertado a população, uma vez que já haviam ocorrido 50 mil tremores de terra na região no decorrer daquele mês. O vulcão está localizado no vale de Geldingardalur, península de Reykjanes, que fica a cerca de 64 quilômetros da Capital Reykjavík.

erupção na Islândia
Onde ocorreu a erupção na Islândia. | Mapa: G1 Mundo.

Erupção vulcânica que ocorreu na Islândia

Os habitantes não foram pegos de surpresa, pois os tremores vindo do vulcão aumentavam gradativamente. A saber, em 2020, o número saltou para 34 mil e, como informado anteriormente, em 2021, foram 50 mil. A última erupção vulcânica no país tinha ocorrido em 2010, na ocasião, o tráfego aéreo foi interrompido em toda a Europa, fato que não aconteceu em 2021.

Erupção vulcânica
Erupção vulcânica no país. | Foto: Serviço meteorológico da Islândia.

O que dizem os especialistas

“Em termos gerais, essa atividade sísmica está associada à atividade vulcânica do local”, afirma um funcionário do departamento de informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). “Esses terremotos ocorrem devido a falhas nas zonas de subducção”, explica o especialista do USGS. “É quando duas placas tectônicas se encontram e uma empurra a outra.”

___________________________
Por Leonardo Raio Faria – Fala! Universidade Estácio Sá – RJ

Tags mais acessadas