Entenda qual é a origem do "Setembro Amarelo"
Menu & Busca
Entenda qual é a origem do “Setembro Amarelo”

Entenda qual é a origem do “Setembro Amarelo”

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda qual é a origem do “Setembro Amarelo”

Falar sobre a saúde mental, infelizmente, foi tido por muitos anos como um grande tabu pela sociedade, mas que vem sendo aos poucos desmitificado. 

Mortes ocasionadas pelo suicídio crescem cada vez mais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. Ademais, segundo o informativo, o suicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. 

Saúde mental
Saúde mental. | Foto: Reprodução.

No mês de setembro, é comum que campanhas com o slogan “setembro amarelo” apareçam com vigor nas mídias, reforçando a importância da prevenção do suicídio e zelo com a vida. Mas você sabe como esse movimento foi criado?

Origem do Setembro Amarelo

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou sua própria vida, sem que seus familiares ou amigos desconfiassem de que ele precisava de ajuda. Antes de sua morte, por possuir excelentes  habilidades mecânicas, o adolescente restaurou um Mustang 68, pintando-o de amarelo. Em seu funeral, familiares e amigo levaram fitas e cartões amarelos com os dizeres: “Se precisar, peça ajuda”.

setembro amarelo
Mustang 68 amarelo. | Foto: Reprodução.

 A ação se expandiu pelo país com grande força, quando, no ano de 2003, a OMS decidi instituir o dia 10 de setembro como o dia mundial de prevenção do suicídio, escolhendo a cor amarela para o movimento, uma singela homenagem ao Mustang e à vida de Mike.

Já no Brasil, a campanha tem início em 2015, com o auxílio do CVV (Centro de Valorização da Vida). A ação tem como principal objetivo a conscientização da população a respeito do suicídio no país, dando mais visibilidade e proporcionando mais opções para que as pessoas procurem ajuda. 

CVV (Centro de Valorização da Vida)

setembro amarelo cvv
CVV (Centro de Valorização da Vida). | Foto: Reprodução.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em São Paulo no ano de 1962. Realiza serviços de apoio emocional e prevenção ao suicídio, de forma gratuita e sigilosa, com voluntários treinados para todos os tipos de auxílio. 

O setembro amarelo tem grande importância em uma sociedade que, diversas vezes, banaliza a saúde mental. A sua vida importa, não apenas em setembro, mas sempre. E como os familiares e amigos de Mike diziam, “Se precisar, peça ajuda”.

Fale com o CVV

Site: https://www.cvv.org.br/
Ligue: 188
E-mail: https://www.cvv.org.br/e-mail/
Pontos de atendimento: https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/

_______________________________
Por Cristiane Souza – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas