Entenda qual é a origem da famosa 'Black Friday'
Menu & Busca
Entenda qual é a origem da famosa ‘Black Friday’

Entenda qual é a origem da famosa ‘Black Friday’

Home > Notícias > Mercado > Entenda qual é a origem da famosa ‘Black Friday’

Caso não conheça, “Black Friday” (sexta-feira negra, em português) refere-se a um dia inteiro de promoções significativas no segmento varejo e, por conta disso, é aguardado por pessoas em todo país.  

Não há data exata na qual deu-se início a Black Friday. No entanto, a versão mais aceita diz que o surgimento ocorreu na década de 60, nos Estados Unidos. Policiais da cidade de Filadélfia deram este apelido ao dia sucessor ao de Ação de Graças, que marcara o início das compras de Natal, além de um clássico de futebol americano que acontecia nesta mesma época, contribuindo para o grande fluxo de veículos no trânsito. 

Para os lojistas, não havia oportunidade melhor para vender – bastava juntar o útil ao agradável e abaixarem, consideravelmente, os preços dos produtos em até 80% do valor original, garantindo que houvesse grande crescimento nas vendas.

Em meados dos anos 90, o termo foi “oficializado” e tornou-se a maior e mais importante data para compras. Desde então, acontece todos os anos na 4ª sexta-feira do mês de novembro, um dia após a Ação de Graças. 

black friday
Entenda qual é a origem da famosa ‘Black Friday’. | Foto: Reprodução.

Black Friday no Brasil 

Apesar da forte ligação com Dia Nacional de Ação de Graças (que não é comemorado aqui), o sucesso da Black Friday não parou por aí e atingiu vários países no mundo, inclusive o Brasil – a primeira edição ocorreu em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente on-line. 

Assim como nos Estados Unidos, aqui, a data acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro e, todos os anos, é marcada por lojas abrindo antes do horário normal (até mesmo à meia-noite) e muito tumulto dentro e fora delas.

Curiosidades

  • Em 1869, muito antes de ser conhecido com o significado que tem hoje, o termo foi associado a uma crise financeira que atingiu os Estados Unidos.
  • Um site chamado “Black Friday Death Count” tem a função de contabilizar, por mais incrível que pareça, pessoas mortas e feridas durante a Black Friday. Atualmente, o site conta 12 mortos e 117 gravemente feridos.

Agora que você descobriu como surgiu a Black Friday, chegou o momento de preparar o bolso: falta pouco mais de 2 meses para a edição de 2020, que acontece no dia 27 de novembro.

Não se esqueça que a pandemia de Covid-19, infelizmente, ainda não acabou. Opte pelo e-commerce e compre sem sair de casa!

________________________________
Por Guilherme Morais – Fala! UFG

Tags mais acessadas