Entenda qual é a importância do "Novembro Azul"
Menu & Busca
Entenda qual é a importância do “Novembro Azul”

Entenda qual é a importância do “Novembro Azul”

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda qual é a importância do “Novembro Azul”

O câncer de próstata atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade. Todo mundo já ouviu falar sobre o novembro azul, mas poucos sabem a verdadeira importância.

Novembro azul é uma campanha no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. Porém, o significado desta data vai além do câncer de próstata, por culturalmente, o homem ser mais avesso às questões de saúde, há uma maior movimentação de debates acerca de doenças usualmente ligadas ao homem.

novembro azul
Entenda qual é a importância do “Novembro Azul”. | Foto: Reprodução.

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que fica embaixo da bexiga e está diretamente ligada à uretra, canal responsável por eliminar a urina para o meio exterior.

Como sabemos, o câncer de próstata é um tumor formado por mudanças no tamanho e forma das glândulas da próstata e é uma doença maligna, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos, sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura. Atualmente, já é possível até mesmo não fazer a retirada do tumor, quando ele é classificado de baixo risco, ir apenas acompanhando sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.

Porém, é importante observar que o acompanhamento com visitas frequentes ao urologista (profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de toda a população, e do sistema genital dos homens, exclusivamente), realização de exames e até novas biópsias são extremamente importantes.

Homens que tiverem história de câncer na família sempre correm mais risco e devem iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos de idade.

Exame de prevenção: um tabu

O grande significado do novembro azul abraça justamente a importância do ato de falar e de cuidar da saúde masculina.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre homens no país. Agora sendo diagnosticado no início, 9 entre 10 homens têm êxito no tratamento do câncer.

Um número bom, porém, não é exatamente o que representa nossa realidade. Os exames de prevenção ainda são um tabu no universo masculino. A frequência na qual um homem vai ao médico é muito menor que a da mulher. Alguns tipos de câncer de próstata evoluem devagar, por isso a grande importância de ir a um urologista.

A realização de exames a partir dos 40 anos de idade está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação com o exame de PSA (é um exame que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue.

Níveis altos de PSA podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como hiperplasia prostática benigna) e o toque retal permite estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso realmente seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados dependendo do estágio em que a doença se encontre. 

Vamos aderir ao novembro azul?

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente. Então, mais do que usar uma camisa azul ou lacinhos da mesma cor todo dia, o significado do novembro azul é sobre a quebra de tabu de vida de alguém, e até mesmo sobre salvar uma vida.

Cuidar da saúde é essencial para anos tranquilos e de muita felicidade com a família reunida, por isso, procure um médico. Cuide-se! Jamais tenha vergonha. 

________________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas