Entenda por que os marketplaces estão chamando tanto a atenção
Menu & Busca
Entenda por que os marketplaces estão chamando tanto a atenção

Entenda por que os marketplaces estão chamando tanto a atenção

Home > Notícias > Mercado > Entenda por que os marketplaces estão chamando tanto a atenção

Em abril deste ano, a Magazine Luiza anunciou uma parceria com a Totvs para integrar a plataforma de tecnologia com o marketplace da varejista. Motivos não faltam para isso. Segundo a pesquisa eBit|Nielsen, divulgada no Mundo do Marketing, essas plataformas e marketplaces tiveram um crescimento de 52% em 2020. 

Ainda que o isolamento tenha contribuído para as pessoas comprarem mais on-line, é inegável que os marketplaces estão se tornando populares. Além do sistema do Magazine Luiza, outros bastante conhecidos são Amazon, OLX, Enjoei, Netshoes e até o do Facebook. Entenda agora por que eles são vantajosos para consumidores e comerciantes!

O que são marketplaces e por que são vantajosos?

​Os marketplaces são uma espécie de shopping virtual, onde é possível encontrar diferentes produtos em um só lugar. Para os consumidores, existe a sensação de que há maior oferta de mercadorias do que em um site tradicional. 

Um dos casos de sucesso é o iFood, um marketplace de alimentação que é usado em todo o país. Em vez de entrar no site de cada restaurante, muitas pessoas preferem acessar o site ou o aplicativo do iFood, onde elas têm acesso a vários estabelecimentos. 

Por sua vez, os comerciantes ganham uma vitrine para expor os produtos, uma infraestrutura digital completa e, dependendo do sistema usado, ainda gastam menos do que se tivessem uma tecnologia própria. Por esse e outros motivos, a tendência é que os marketplaces se tornem cada vez mais populares. 

No que se referem aos desafios, o principal é a experiência do usuário. Caso o comércio não consiga atender às expectativas do público, é bem provável que perca a preferência para um concorrente. 

marketplaces
Os marketplaces recebem cada vez mais destaque atualmente. | Foto: Pixabay.

Novos planos da Magalu

Já faz algum tempo que a Magazine Luiza entende a força que a internet tem para o consumo e as compras. Para levar mais pessoas para as lojas, são disponibilizadas as promoções da Magazine Luiza no Portal Folhetos, onde é possível ver descontos de outros estabelecimentos. Além de ajudar os consumidores na hora de comparar preços, os panfletos digitais são sustentáveis e mais práticos do que os de papéis. 

A novidade deste ano promete agitar ainda mais a rede, originalmente, vendia apenas eletrodomésticos. Quando o sistema estiver pronto, os vendedores poderão usar as lojas da Magalu para que os compradores façam as retiradas, agilizando o processo. Portanto, o objetivo principal é incentivar o omnichannel, ou seja, a integração dos canais de vendas e comunicação. No omnichannel, os consumidores podem, por exemplo, comprar pela internet e solicitar a retirada presencial. 

Além do projeto com a Totvs, a Magalu anunciou um novo cartão de crédito. Entre as diferenças da nova forma de pagamento, estão o fato de ele não ter anuidade, contar com uma versão digital, integração com o aplicativo MagaluPay e até oferta de cashback. De acordo com a empresa, o cartão servirá para trazer mais consumidores para o app MagaluPay. Assim, a expectativa da marca é que aumentem o número de transações no sistema, assim como das vendas como um todo. 

Não é de hoje que a internet chama a atenção da Magazine Luiza e de outras empresas. Afinal, boa parte dos consumidores está conectada. Pensando nisso, a rede está apostando em integrar o marketplace para aumentar as vendas dos consumidores. Caso se confirme, este será mais um projeto bem-sucedido da marca. 

______________________________
Por Luana Biral – Fala! Unip

Tags mais acessadas