Entenda o que é nanotecnologia e como pode contribuir para a medicina
Menu & Busca
Entenda o que é nanotecnologia e como pode contribuir para a medicina

Entenda o que é nanotecnologia e como pode contribuir para a medicina

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda o que é nanotecnologia e como pode contribuir para a medicina

A nanotecnologia é uma ciência que procura criar estruturas estáveis em uma escala atômica e molecular. Os materiais trabalhados nessa escala métrica podem ficar mais resistentes e ganhar diferentes propriedades, como a condução de calor e eletricidade, o que na mais usual não seria possível.

  • [1 metro= 1 bilhão de nanômetros]
  • [folha de jornal=100 mil nanômetros] 
  • [DNA humano = 2,5 nanômetros]
tecnologia
A tecnologia pode contribuir para diversas áreas, a exemplo da Medicina. | Foto: Vecteezy.

Ela é capaz de diminuir os poluentes lançados na atmosfera quando, por exemplo, uma indústria minimiza a quantidade de catalisadores nas reações químicas, além de ser benéfico no tratamento de doenças e medicamentos, por nanorobôs e nanopartículas. Desenvolve materiais e componentes para diversas áreas da pesquisa, como química, bioquímica, biomedicina, eletrônica, ciência da computação e engenharia de materiais.

Como a nanotecnologia pode contribuir para a medicina?

Na medicina, os cientistas utilizam a nanotecnologia para o desenvolvimento do tratamento do câncer. As moléculas malignas dessa doença se multiplicam rapidamente, com os nanorobôs é possível que somente as células cancerígenas sejam atacadas e eliminadas, diminuindo a proliferação dos sintomas para outras partes do corpo. A chance de sucesso é muito alta, mas caso não alcance 100%, já facilita para a quimioterapia.

A estudante de farmácia e bioquímica da Faculdade Oswaldo Cruz, Isabella Piccinelli, acredita que a utilização de nanorobôs no tratamento do câncer é um grande avanço e que essa tecnologia poderia ser benéfica no campo dos medicamentos. Podendo chegar até seis vezes menor que um glóbulo vermelho, os nanorobôs podem ser injetados na corrente sanguínea, catalisar reações químicas e reparar possíveis danos, antecipar resultados de exame de sangue e enviar as informações para um monitor hospitalar ou celular.

nanotecnologia
O uso da nanotecnologia na medicina vem crescendo. | Foto: Reprodução.

Além disso, é bastante estudada para a regeneração de tecidos, eliminar bactérias e vírus, desobstruir artérias e veias. O Drug Delivery é um nanorobô que leva uma droga para um órgão específico que precisa ser reparado, evitando danos colaterais. Com todo esse estudo, a nanotecnologia pode ser um grande avanço para o futuro da medicina, melhorando a saúde da humanidade. 

_____________________________
Por Julia Takahashi – Fala! PUC

Tags mais acessadas