Entenda o motivo para alguns países não participarem das Olimpíadas
Menu & Busca
Entenda o motivo para alguns países não participarem das Olimpíadas

Entenda o motivo para alguns países não participarem das Olimpíadas

Home > Notícias > Esporte > Entenda o motivo para alguns países não participarem das Olimpíadas

Após confirmação das Olimpíadas em 2021, confira quais são os países e os motivos de não participarem 

Olimpíadas
Edição do logo da Olimpíadas Tóquio 2020, remarcadas para 2021. | Foto: Reprodução.

Devido à pandemia da Covid-19, os Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam acontecer em 2020, foram adiados para 2021, no período de 23 de julho a 9 de agosto. Mesmo assim, 206 delegações foram confirmadas, envolvendo os 5 continentes mundiais. Além disso, também contará com a participação de Atletas Olímpicos Independentes, os quais não podem representar seus respectivos países de origem por causa de sanções internacionais. 

Entenda a criação e quais países estão envolvidos no time de Atletas Independentes e o caso do banimento da Rússia em competições internacionais. 

Atletas Olímpicos Independentes 

Atletas
Atletas Independentes participantes das Olímpiadas Rio 2016. | Foto: Reprodução.

Os Atletas Olímpicos Independentes contam com membros que não representam seus países de origem durante os jogos e, sim, as bandeiras do comitê olímpico. São conhecidos também como time olímpico de refugiados em razão da migração forçada para outros países devido a guerras em seus próprios locais. 

A criação do time, em setembro de 2015, foi uma decisão de grande importância pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ademais, foi criado também um fundo emergencial de assistência. Com as guerras e conflitos que ocorrem atualmente no mundo, a promoção de igualar oportunidades para os refugiados é fundamental para inclusão e até mesmo superação de xenofobismo. 

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, o time olímpico de refugiados contou com 10 atletas, sendo eles nascidos na Síria, no Sudão do Sul, na Etiópia e na República Democrática do Congo. Os atletas fugiram desses 4 países por questões políticas, como guerras civis e conflitos. Para os Jogos de Tóquio, há uma previsão de que serão 49 atletas bolsistas, incluindo os 10 que participaram em 2016. 

A Rússia participará das Olimpíadas de 2021?

jogos olímpicos
Bandeira do COI e da Rússia. | Foto: Reprodução.

Após ser banida por 2 anos, conforme acusações de doping nos Jogos Olímpicos 2020, a Rússia criou um novo nome para sua delegação olímpica: Russian Olympic Committee (ROC), ou seja, Comitê Olímpico Russo. O título foi aprovado pelo COI e deve permanecer até os Jogos de Inverno, em 2022. 

As acusações de doping iniciaram após denúncias que autoridades russas adulteraram amostras de evidências de casos de doping antigos. Depois da averiguação do caso, sancionou-se banimento de 2 anos da Rússia em torneios mundiais. Dessa forma, atletas podem competir, mas sem quaisquer representações do seu país, ou seja, bandeira neutra. 

__________________________________
Por Mariana Hummel – Fala! Cásper

Tags mais acessadas