Entenda como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo
Menu & Busca
Entenda como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo

Entenda como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo

Home > Lifestyle > Entenda como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo

Ao decorrer dos momentos da vida, a nossa percepção de tempo é modificada. Quando, em momentos alegres, sentimos o “tempo voar” e, em momentos de aflição, os segundos tornam-se horas de agonia, em slow motion. E assim também se procedem os momentos de entretenimento, já que entramos em outra dimensão, distorcida pelo tempo.

Os aplicativos mais usuais, como o Twitter, YouTube, Facebook, Instagram e TikTok, nos trazem certos alívios momentâneos, não temos como negar! Através da tecnologia de controle de dados –  que avalia os nossos comportamentos diários nos aplicativos, e nos indica novos conteúdos a serem consumidos -, assim, nossa vivência dentro do mundo digital nunca mais foi a mesma.

TikTok
Entenda como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo. | Foto: Reprodução.

Saiba como o TikTok afeta a nossa percepção de tempo

O TikTok –  intitulado como Douyin em chinês – é um aplicativo exclusivo para criar vídeos curtos e compartilhá-los. Lançado em 2016, o Musical.ly, a plataforma inicial, teve seu boom próximo de 2018, quando foi comprado pelo TikTok, ganhando o título de aplicativo mais baixado nos Estados Unidos, em outubro do mesmo ano. Logo em seguida, sua fama se espalhou pelo mundo, a empresa disponibilizou versões com 75 idiomas e adquiriu mais de 500 milhões de usuários.

E como a percepção pessoal do tempo está relacionada ao TikTok é algo curioso de ser analisado. Para uma primeira análise, o artigo publicado pela Revista Galileu, Como funciona nossa percepção de tempo?, exemplifica como o tempo mental pode ser diferente em cada situação vivenciada. Em slow motion, o tempo tende a desacelerar, quando estamos em qualquer situação de ameaça ou crise. Diferindo também das emoções, expectativas, vivências, seus esforços e também sentidos, já que um evento auditivo parece durar mais que um visual. Por isso nos prendemos às plataformas de mídias digitais sem termos uma percepção paralela às dos outros usuários.

Devido a isso, a noção de tempo varia muito de pessoa para pessoa. Porém, de uma maneira mais generalizada, pode-se afirmar que os usuários de mídias sociais, como o TikTok, imergem em um entretenimento que os prende apenas pela leveza dos conteúdos compartilhados pelos tiktokers – influenciadores digitais e criadores de conteúdo do aplicativo – nem sempre pela qualidade, mas possivelmente pela quantidade de vídeos. Incluindo também o seu teor cômico ou dependendo de seus gostos particulares.

celulares
Os celulares são vistos como vícios. | Foto: Reprodução.

Temos a impressão de que o tempo foge quando menos esperamos durante nossa rotina. Alguns segundos on-line para se atualizar das notícias, avisos e mensagens mais importantes, e também para se distrair após uma tarefa realizada, tornam-se rapidamente horas no celular ou nos navegadores das plataformas de streaming. Deixa mais claro que a nossa fuga involuntária da realidade é frequente e um tanto problemática. Especialmente durante uma pandemia, e com o bônus do surgimento do TikTok, como um aplicativo bombástico e enlouquecedor nos dois sentidos.

__________________________
Por Hellen Sacramento – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas