Entenda como a Netflix revolucionou o consumo cinematográfico
Menu & Busca
Entenda como a Netflix revolucionou o consumo cinematográfico

Entenda como a Netflix revolucionou o consumo cinematográfico

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Entenda como a Netflix revolucionou o consumo cinematográfico

Não há dúvidas de que a Netflix tem mudado o modo em que entendemos a produção cinematográfica brasileira. Em poucos anos, a plataforma de streaming conquistou milhões de assinantes no Brasil e no mundo. Separamos alguns fatos que identificam como esse serviço de streaming tem revolucionado o audiovisual brasileiro.

netflix
Entenda como a Netflix revolucionou o consumo do cinema. | Foto: Reprodução.

A revolução da Netflix no consumo cinematográfico

Com diversas opções de filmes, séries e documentários em seu catálogo, a Netflix tornou-se um dos principais serviços de streaming do país. De acordo com dados divulgados pelo estudo da CompariTech, empresa de análise de mercado de tecnologia, o Brasil é o terceiro maior mercado da Netflix no mundo. O serviço de streaming tornou-se uma referência quando o assunto é entretenimento, seu catálogo traz conteúdos diversos e personalizados, que vão desde a reprodução de filmes e séries a produções originais. 

A Netflix revolucionou o modo de produzir séries. Segundo estudo da empresa de inteligência de rede Sandvine, o streaming foi responsável por cerca de 12% de todo o tráfego de download do mundo em 2019. No início da quarentena, em razão do coronavírus, a plataforma registrou alta histórica no acesso e teve que diminuir a qualidade da transmissão para garantir o acesso dos usuários.

Hoje, o serviço de streaming está presente em 190 países, mas a popularização da plataforma não se deu em larga escala. O início da gigante do audiovisual ocorreu em 1997, fundada pelo matemático e cientista da computação, Reed Hastings, e pelo e empreendedor e especilista em marketing, Marc Randolph, nos Estados Unidos. Na época, a empresa trabalhava apenas com locação de filmes, mas logo após um ano, o que hoje conhecemos como Netflix, passou a oferecer entrega de DVDs pelos correios em um site da empresa.

Em 15 de janeiro de 2007, a Netflix anunciou sua chegada ao mercado de streaming, mas, apenas em 2010, o primeiro país teve acesso ao serviço, o Canadá. Logo após alguns anos, a Netflix decidiu lançar sua plataforma em mais 43 países da América Latina, entre eles o Brasil (1º país do bloco a receber e o 3º do mundo). 

Em 2016, a Netflix lançou a primeira série brasileira na plataforma, chamada 3%. Desde então, o catálogo da plataforma passou a integrar produções de artistas brasileiros. Atualmente, o serviço compete com empresas de outros serviços de streaming, como a HBO, Disney, Amazon, Globoplay, Apple TV+, entre outros.

_____________________________
Por Ana Claudia Silva – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas