Enola Holmes - a crítica do novo sucesso da Netflix
Menu & Busca
Enola Holmes – a crítica do novo sucesso da Netflix

Enola Holmes – a crítica do novo sucesso da Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Enola Holmes – a crítica do novo sucesso da Netflix

O filme Enola Holmes chega à tela da plataforma de streaming, a Netflix, nesta quarta-feira (23), no mês de setembro.

A história de Enola, interpretada por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things, traz a vida para a irmã mais nova de Mycroft (Sam Claflin) e Sherlock Holmes (Henry Cavill), que destrói expectativas da sociedade no final do século XIX para uma garota de sua idade. Assim, Enola é treinada desde cedo com a sua mãe Eudoria (Helena Bonham Carter) que a ensina a ler, escrever, lutar, pintar e praticar diversos esportes.

 Enola Holmes
Enola e a sua mãe no filme da Netflix, Enola Holmes. / Foto: Reprodução.

O enredo da história da adolescente Holmes revela um modelo de interação com o telespectador, além de uma dinâmica na história que perpassa tanto o destino da Inglaterra como a procura pela mãe de Enola. Dessa forma, uma nova detetive nasce na família Holmes, Enola, assim como o irmão Sherlock, utiliza de seu talento e inteligência para encontrar a mãe, que a deixou em seu 16° aniversário.

O contexto do final do século XIX traz uma vontade de mudança para o país da Europa. Na Inglaterra, se aflorava o feminismo e reformas importantes que o filme aprofunda indiretamente, porém pouco. A mãe dos irmãos Holmes está envolvida em um segredo que estaria ligado com as transformações que a Inglaterra estava para aprovar e em uma mistura de deveres políticos e aventura, um personagem aparece como companheiro de aventura para Enola, o Lord Viscount (Louis Partridge).   

É perceptível também a encenação de Henry Cavill, o famoso super-homem, no papel de Sherlock Holmes, contudo, com um tom diferente do personagem da série disponível na Netflix, de um Sherlock interpretado por Benedict Cumberbatch, o Doctor Stranger no universo Marvel. O Cavill transmite, na encenação, um irmão mais preocupado e emotivo do que o Sherlock que já se conhece poderia ser, porém não perde sua essência de genialidade nos casos de desaparecimento de sua mãe e busca por Enola.  

Mycroft que é interpretado por Sam Claflin, que atuou em Como Eu Era Antes de Você e até mesmo em Jogos Vorazes, traz o personagem ranzinza e autoritário do irmão com tamanha maestria. Tal Holmes, obriga Enola a seguir de acordo com o padrão estabelecido pela sociedade, Mycroft ainda tem sua ligação com o mundo político, como na série que originou todo o sucesso de Sherlock, e continua sendo o irmão cuidadoso até demais com Enola.

sherlock holmes
Os irmãos Holmes no filme que foca em Enola Holmes. / Foto: Reprodução.

Já a mãe de Enola, Eudoria Holmes, tem a atuação de Helena Bonham Carter, uma das vilãs mais marcantes do cinema ao interpretar Bellatrix na saga Harry Potter. Assim, o papel de uma mãe educadora e respeitosa com a filha foi perfeitamente encenado por Helena. Além disso, durante o filme, as cenas de envolvimento entre mãe e filha deram à história um forte fascínio emocional, e principalmente no momento final em que Enola reencontra Eudoria.

Dessa maneira, Enola Holmes é um filme muito interativo e dinâmico em suas cenas de ações, além de contemplar os telespectadores com a investigação característica apenas de Sherlock, mas que se espelha em Enola.

Sobre o filme Enola Holmes

Trailer do filme da Netflix. / Fonte: YouTube.

Inglaterra, 1884 — um mundo à beira da mudança. Na manhã do seu 16.º aniversário, Enola Holmes (Millie Bobby Brown) acorda e descobre que a sua mãe (Helena Bonham Carter) desapareceu, deixando para trás um estranho conjunto de presentes, mas nenhuma pista aparente que indicasse para onde foi nem as razões para partir. Após uma infância livre de preocupações, Enola vê-se de repente ao cuidado dos seus irmãos Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin), ambos decididos a enviá-la para um colégio interno ‘digno de jovens senhoras’. Recusando-se a cumprir os desejos destes, Enola foge para procurar a mãe em Londres. Mas quando a sua viagem a envolve num mistério sobre um jovem Lorde em fuga (Louis Partridge), Enola torna-se uma superdetetive por mérito próprio, ludibriando o seu famoso irmão enquanto investiga uma conspiração que ameaça alterar o rumo da história. Baseado na acarinhada série literária de Nancy Springer, Enola Holmes é uma nova e dinâmica aventura de mistério que coloca o melhor detetive do mundo contra a sua mais feroz adversária até à data: a sua irmã adolescente. Que comecem os jogos.

Sinopse disponível pela Netflix.

Ficha técnica

Título original: Enola Holmes
Direção: Harry Bradbeer
Duração: 123 minutos
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 12 anos

___________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!

Tags mais acessadas