Por: Júlia Lee – SiteMetamorfose
O tempo passa num piscar de olhos quando o céu estrelado ilumina a história da vila de São Jorge, um paraíso que se encontra nas alturas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Há 18 anos um encontro de culturas é feito todos os anos no período da brisa fria de julho, reunindo diversas etnias indígenas de todo o país para uma celebração da diversidade dos povos originários das terras tupiniquins.

Entre os dias 13 a 20 de julho as tribos Krahô (TO), Kayapó Mebengokré (PA), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SP), Xavante (MT) e os povos do Alto Xingu (MT) vão compartilhar entre si e com cerca de 30 mil turistas suas tradições. O evento conta com oficinas, uma feira de experiências sustentáveis e diversas procissões, trazendo uma verdadeira experiência transformadora para quem participa.
As atividades irão ocorrer na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (CCCJ), que se encontra no coração da vila.
O encontro de culturas tem a missão de empoderar a sociobiodiversidade brasileira, preservando as tradições multiculturais que encontramos pelo Brasil através do respeito e a valorização dessas culturas.
“Empoderar é dar vozes para que essas populações também sejam ouvidas e possam transmitir seus conhecimentos. O nosso encontro é o fortalecimento da diversidade que forma o povo brasileiro”, afirma o presidente da CCCJ, Juliano Basso.
A experiência que vem desse “encontrar de culturas” transmuta o cotidiano dos grandes centros urbanos, deixando os humanos mais ligados com suas profundas raízes sociais. Afinal, o conhecimento continua sendo a luz para a ignorância.
Confira a programação completa em encontrodeculturas.com.br .
Acompanhe mais textos no Site Metamorfose
0 Comentários