A pandemia do novo coronavírus não afetou somente a rotina e os hábitos da população em geral, como também obrigou donos de pequenos e grandes negócios a se reinventarem. Oferecer frete grátis aos clientes tem sido a estratégia de muitas empresas para driblar a crise e alavancar as vendas.

Frete grátis como estratégia de marketing
Segundo pesquisa feita pela Reduza, no primeiro trimestre de 2020 cerca de 19% das empresas ofereciam produtos com frete grátis. Em abril, esse número subiu para 25,06%.
As categorias de moda e esporte foram as principais a utilizar a isenção da taxa como auxílio nas vendas. De acordo com o estudo, lojas como Netshoes, Dafiti e Centauro ofereceram frete grátis em mais de 60% dos seus produtos.
Aumento das compras on-line
Com as regras de distanciamento social, as compras on-line aumentaram significativamente. O estudo Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Toluna, revelou que 61% dos consumidores passou a comprar mais pela Internet e com o uso de aplicativos, principalmente comida, bebida, remédios e itens de higiene.
A diminuição, ou mesmo a isenção do frete faz grande diferença na hora da compra, visto que, segundo a Reduza, 70% dos usuários esvaziam o carrinho após o cálculo do frete. Pensando nisso, Fernando Gasparini, diretor de logística da ViaVarejo – dona da Casas Bahia, Extra.com e Pontofrio, – revelou que ampliou a oferta de frete grátis nas regiões Sul e Sudeste, definidas pela alta demanda.
Temos um grupo grande de clientes nessas regiões, cruzamos com os itens mais vendidos e antecipamos essa demanda; com isso, temos um prazo de entrega ao cliente final reduzido e um valor de frete mais baixo.
Explicou Gasparini à Folha de S. Paulo.
No esforço de enfrentar a acirrada concorrência das vendas on-line, descontos promocionais e frete grátis são excelentes maneiras de aumentar a cartela de clientes.
Mas, você sabe como as transportadoras calculam o frete? No blog da RodoClube você encontra a resposta a essa e a outras importantes perguntas do segmento de logística, com matérias feitas especialmente para o caminhoneiro e o ecossistema de transporte.