Emma Watson: saiba como a atriz e ativista influencia a geração atual
Emma Watson: saiba como a atriz e ativista influencia a geração atual

Home > Entretenimento > Famosos e TV > Emma Watson: saiba como a atriz e ativista influencia a geração atual

Para além de Hermione ou até mesmo a Bela, Emma Watson é uma das figuras femininas que marca a atual geração por seu ativismo em prol das mulheres e suas encenações no campo cinematográfico.

Emma participa do mundo dos famosos desde os 10 anos de idade, quando começou a atuar para um dos primeiros filmes da grande e famosa saga de filmes de Harry Potter. O trio composto por Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint trouxeram muito mais do que a atenção dos fãs da saga escrita por J.K. Rowling.

Harry Potter
Atores principais da saga Harry Potter. / Foto: El País.

Além disso, Watson também traz em sua carreira uma significativa trajetória pela ONU Mulheres, onde se tornou embaixadora da Boa Vontade, em 2014, com 24 anos, conforme o jornal El País. A ativista promoveu a campanha HeForShe, em um discurso da ONU, que luta pela equidade de gêneros, buscando o máximo de figuras masculinas, as quais apoiem tal causa.

Homens, gostaria de aproveitar essa oportunidade para fazer um convite formal para que vocês façam parte dessa conversa, afinal, a igualdade de gênero é o problema seu também. Porque até hoje, vejo que o papel do meu pai como educador é visto socialmente como menos importante, apesar de toda criança precisar tanto de um pai quanto de uma mãe.

Eu vejo moços jovens sofrendo de doenças mentais e sendo incapazes de pedir ajuda para não parecerem menos “machos” – na verdade, no Reino Unido, suicídio é a maior causa de morte de homens entre 20 e 49 anos, deixando para trás acidentes de trânsito, cânceres e doenças coronárias. Tenho visto homens fragéis e inseguros por um entendimento distorcido do que é ser um homem de sucesso.

Discurso de Emma Watson disponível no site da ONU Mulheres.
Emma Watson
Emma faz um discurso para a ONU sobre a importância da equidade de gêneros. / Foto: El País.

No mesmo discurso, que ocorreu em 2014, a ativista ainda cita a saga Harry Potter e se questiona da sua posição na organização. Confira:

Você pode estar pensando: Quem esta garota do Harry Potter pensa que é? E por que ela está discursando em nome da ONU? Acredite, essa é uma ótima pergunta! Eu me perguntei a mesma coisa e nem sei se sou qualificada para estar aqui. Só sei que eu me importo com essa situação.

Quero fazer algo para que isso melhore. E tendo visto o que vi – e ter tido esta oportunidade – me sinto no dever de falar algo a respeito. E como disse o estadista inglês Edmund Burke: “Tudo o que o mal precisa para triunfar é que homens e mulheres de bem não façam nada contra ele”.

Emma Watson começou na Universidade de Oxford e, depois de uma transferência, se graduou na Universidade de Brown, em Literatura Inglesa. A atriz teve problemas em conciliar o trabalho com os estudos, além de pensar em desistir da saga Harry Potter por querer seguir com a carreira acadêmica, segundo a Rolling Stone.

Contudo, a atriz continuou suas encenações nas obras de J.K. Rowling, em As vantagens de ser invisível, Sete dias com Marilyn, Mulherzinhas e A Bela e a Fera são títulos os quais marcam sua carreira.

A Bela e a Fera
Cena do filme A Bela e a Fera produzido pela Disney. / Foto: Uol.

Emma já ganhou prêmios como melhor atriz no National Movie Award, Otto Award, Teen Choice Award e outros. Dessa forma, Watson marca a atual geração não apenas com sua figura característica nas telas do cinema como também na sua luta pela igualdade dos direitos entre homens e mulheres.

Por Amanda Marques – Redação Fala!