Em ano de centenário, UFRJ promove Festival do Conhecimento on-line
Em ano de centenário, UFRJ promove Festival do Conhecimento on-line

Home > Universidades > Em ano de centenário, UFRJ promove Festival do Conhecimento on-line

Inscrições para ouvinte vão até 13/7. Aberto a todos, evento terá convidados, entrevistas e cursos. Ouvintes ganharão certificado e horas complementares

Entre os dias 14 e 24 de julho, será realizado o Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ano do centenário da universidade, o evento, 100% on-line e gratuito, contará com mais de 2.000 atividades ao vivo e gravadas. O tema do encontro, realizado com todos os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, é “Universidade Viva”. Assista ao vídeo de divulgação.

Pautas como antirracismo, inteligência artificial, economia, poesia, enfrentamento da pandemia e redes de solidariedade integram o Festival do Conhecimento. O projeto “Conhecendo a UFRJ” também fará parte desse intercâmbio científico e cultural!

O catálogo de ações do evento está imperdível e foi pensado, justamente, para atender e alcançar o maior público possível. Palestras, oficinas, papo virtual, roda de conversa e apresentações culturais são amostras do que esperar deste grande Festival, que recebeu inúmeras inscrições de ações ao vivo, as quais acontecerão na plataforma Streamyard, e gravadas.

Veja as perguntas frequentes aqui. E, em breve, a UFRJ vai divulgar, no site (https://festivaldoconhecimento.ufrj.br/), os nomes dos convidados e horários das atividades previstas no evento. É só ficar ligado!

Festival do Conhecimento da UFRJ
Festival do Conhecimento da UFRJ promete troca de experiências na sociedade. | Foto: Instagram Extensão UFRJ.

A programação será aberta à comunidade externa. Inscreva-se, clicando aqui, como ouvinte! É fácil e rápido, sem complicações.

Por vídeo, reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, convida a todos:

“Por que devo me inscrever como ouvinte?”

Primeiro, porque é uma oportunidade única de você aprender mais sobre as diversas áreas da ciência e aumentar seu intelecto. Segundo, pois todos os inscritos receberão horas complementares e certificado de participação nas atividades, o que será ótimo para dar um up no currículo, não é?

E a melhor parte: você vai interagir com as diversas ações pensadas e desenvolvidas pelo empenhado corpo estudantil e docente da UFRJ.

Todo o público da Universidade Federal do Rio de Janeiro – alunos e servidores – está engajado nos preparativos deste grande encontro on-line. Além de coordenadores, professores e técnicos, o Festival do Conhecimento conta com o suporte de quase 200 graduandos extensionistas, divididos em três áreas de atuação: produção, comunicação e apoio técnico.

É a UFRJ, como de costume, unindo forças em prol de um bem maior e necessário: a democratização do acesso à produção científica brasileira de um jeito dinâmico, interessante e eficiente!

De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, o evento é “uma iniciativa virtual que abrange toda a nossa comunidade acadêmica na troca de saberes e experiências produzidas na UFRJ e que são tão fundamentais, especialmente no contexto atual, para a sociedade como um todo”.

UFRJ
Festival do Conhecimento. | Foto: Extensão UFRJ.

Sendo assim, o Festival do Conhecimento pode ser entendido por uma visão ampla e conjunta das ações de ensino, pesquisa e extensão que ocorrem na universidade. Dessa forma, é um espaço on-line de intercâmbio cultural e científico. O objetivo da universidade é disponibilizar intérpretes de Libras para o máximo de atividades possíveis.

“Conhecendo a UFRJ”

Desde 2004, é um evento que apresenta e tira dúvidas referentes aos cursos da UFRJ para estudantes do Ensino Médio (público e privado).

Fato inédito, o “Conhecendo a UFRJ”, agora não mais existe somente como evento pontual, mas como ação contínua. Ele vai estrear no Festival do Conhecimento de 2020.

O “Conhecendo a UFRJ” vai promover painéis temáticos voltados aos estudantes prestes a escolher o curso Superior. Além disso, haverá uma playlist especial no Canal do YouTube da UFRJ com depoimentos de estudantes e Palestras de professores sobre seus cursos de Graduação.

Corre! Falta menos de uma semana para o início do Festival do Conhecimento da UFRJ.

Ficou com alguma dúvida?

Para maiores informações sobre o Festival do Conhecimento, entre em contato com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ:

Canal no You Tube
Email: festivaldoconhecimento@pr5.ufrj.br