Hoje, segunda-feira (14), ocorre um eclipse solar, um fenômeno astronômico que poderá ser observado em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O episódio começou às 11h30 e ocorrerá até às 15h53, e apenas no Chile e na Argentina o acontecimento poderá ser visto em sua totalidade.
A plataforma da TV Nasa está transmitindo ao vivo o eclipse solar, a programação terminará às 15h.
Eclipse Solar na América do Sul
Hoje, dia 14 de dezembro, ocorre o eclipse solar, um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. O satélite natural de nosso planeta impede a passagem dos raios solares durante algum tempo, sendo assim, durante esse evento, o dia fica mais escuro por um intervalo de tempo limitado.
O fenômeno que ocorre hoje será visível em diversos pontos no mundo, principalmente na América do Sul. Aqui, apenas o Chile e a Argentina terão visibilidade total do evento, que ocorre até às 15h53. No Brasil, apenas algumas regiões poderão acompanhar as imagens da Lua cobrindo o Sol.
A região Norte e Nordeste brasileira terão baixa visibilidade do evento, sendo que em algumas localidades não será possível ver o eclipse. No Centro-Oeste e Sudeste brasileiro, a visibilidade será mediana, devido à alta quantidade de nuvens no céu. Em São Paulo, a possibilidade de enxergar o fenômeno é de 31%.

A região Sul do País é a que terá a maior visibilidade do eclipse. Em Porto Alegre, há 51% de chances de ver o fenômeno. Segundo pesquisadores, cerca de 45% do Sol ficará coberto durante 3 minutos.
Para aqueles que não poderão acompanhar o evento por falta de visibilidade, o fenômeno está sendo transmitido pela TV Nasa e por outras emissoras ao redor do mundo. Aqui no Brasil, está acontecendo a super live do eclipse solar.
O próximo eclipse solar total ocorrerá em dezembro de 2021, na região do Alasca. O fenômeno será transmitido mais uma vez durante seu acontecimento. Para acompanhar o evento, é necessário o uso de óculos de sol e protetor solar, pois assistir ao eclipse solar a olho nu pode causar danos à saúde.
____________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!