Dušan Vlahović: conheça o atacante que é o futuro da Sérvia
Menu & Busca
Dušan Vlahović: conheça o atacante que é o futuro da Sérvia

Dušan Vlahović: conheça o atacante que é o futuro da Sérvia

Home > Notícias > Esporte > Dušan Vlahović: conheça o atacante que é o futuro da Sérvia

Grande destaque da Fiorentina na atual temporada, o jovem sérvio Dušan Vlahović já marcou 15 gols e pede passagem na seleção do seu país

Dušan Vlahović
O atacante Dušan Vlahović jogando uma partida pela Fiorentina. | Foto: Mercado do Futebol.

Sérvia campeã mundial

O dia era 20 de junho de 2015. Após um golaço do meia Andreas Pereira para empatar a partida, a decisão entre Brasil e Sérvia na Copa do Mundo sub-20 foi para a prorrogação. O jogo parecia que estava se encaminhando para os pênaltis, porém, restando menos de 3 minutos no relógio, o volante Nemanja Maksimović marcou cara a cara com o goleiro Jean (ex-Bahia, São Paulo, Atlético Goianiense e que hoje está no Cerro Porteño) e deu números finais à partida. Resultado: título mundial para os sérvios.

Daquele time campeão, alguns jogadores hoje estão em clubes das principais ligas europeias, como o caso do goleiro Predrag Rajković (Stade Reims-FRA), do zagueiro Miloš Veljković (Werder Bremen-ALE), dos volantes Nemanja Maksimović (Getafe-ESP) e Marko Grujić (Porto, emprestado pelo Liverpool-ING) e dos meias Sergej Milinković-Savić (Lazio-ITA) e Mijat Gaćinović (Hoffenheim-ALE). Mas, na atual temporada do futebol europeu, outro sérvio vem se destacando e atraindo os olhares de gigantes mundiais: trata-se do atacante Dušan Vlahović, de apenas 21 anos.

Início da carreira de Dušan Vlahović

Nascido em Belgrado, capital da Sérvia, começou no futebol jogando pela escolinha Altina Zemun, onde treinava com garotos mais velhos. Depois, passou por OFK Beograd e Estrela Vermelha, onde atuou em apenas uma partida, até integrar as categorias de base do maior rival, o Partizan, em 2014. Seu primeiro contrato como profissional foi assinado no ano seguinte, quando Vlahović tinha apenas 15 anos.

Dušan Vlahović Partizan
Dušan Vlahović em ação pelo Partizan, da Sérvia. | Foto: Starsport.

Sua estreia no Campeonato Sérvio aconteceu em fevereiro de 2016, contra o OFK Beograd, pela 23ª rodada da liga, tornando-se o atleta mais jovem a atuar pelo Partizan na história, aos 16 anos e 24 dias. Seu primeiro gol saiu poucos jogos depois, contra o FK Radnik, de cabeça, em uma impressionante vitória de virada por 3×2. Em seu primeiro ano, Dušan marcou 3 gols e deu uma assistência em 18 partidas, todas saindo do banco de reservas no 2º tempo, e foi campeão da Copa da Sérvia, deixando a sua marca na grande final.

Na temporada seguinte, Vlahović teve poucas oportunidades, pois já estava negociando a sua saída para a Fiorentina, da Itália. Em janeiro de 2018, o sérvio, após finalmente completar 18 anos de idade, pôde se juntar ao clube italiano, que o comprou por apenas 1.95 milhões de euros.

Chegada à Fiorentina

De imediato, o jovem atacante foi integrado ao time Primavera do novo clube, para poder desenvolver melhor o seu futebol em solo italiano. Marcou 13 gols em 14 jogos na liga nacional e mais seis tentos na Copa, ajudando a Viola a conquistar o título do torneio pela 4ª vez na sua história. Ele também recebeu algumas oportunidades na equipe principal, entrando no decorrer de nove partidas na Série A.

Na temporada passada, o sérvio jogou muito mais pela equipe profissional do que pelo time inferior. Seu primeiro gol saiu logo em dose dupla: Vlahović marcou duas vezes na vitória por 3×1 contra o Monza pela 3ª fase eliminatória da Copa Itália. Ele ainda foi titular em outros três jogos na competição, até a Fiorentina ser eliminada pela Internazionale nas quartas de final. Pela Série A, agora Dušan esteve presente em 30 partidas, marcando 6 gols e distribuindo uma assistência.

Com a camisa da seleção

Vestindo as cores da Sérvia, Dušan Vlahović é convocado com frequência desde a categoria sub-15. Passou por todas as etapas, ao longo dos anos, até alcançar a equipe principal, em outubro de 2020. Seu primeiro jogo foi contra a Hungria, duelo esse válido pela Liga das Nações da Uefa. O gol pela seleção não demorou a sair e, três partidas depois, marcou diante da Rússia, pelo mesmo torneio, em uma goleada por 5×0. Em 2021, Vlahović atuou nas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, deixando a sua marca contra a Irlanda.

Copa do Mundo de 2022
O talentoso Dušan Vlahović vestindo a camisa da Sérvia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. | Foto: Getty Images.

Temporada fantástica e características de Dušan Vlahović

Uma palavra define muito bem o estilo de jogo de Dušan Vlahović: goleador. O atacante sérvio de 1,90m de altura não tem medo de errar e busca finalizar as jogadas sempre que possível. Com 2.1 chutes em média por jogo, o canhoto acaba desperdiçando alguns ataques por falta de capricho, já tendo perdido 12 grandes chances de gol até o momento.

Sua presença de área é muito boa, vencendo 42% dos seus duelos no alto ao longo das partidas. Apesar dessa altura, o jovem não fica apenas parado na frente esperando a bola chegar, mas, sim, aproxima-se do meio-campo para realizar um excelente pivô e tabelar com os seus companheiros de equipe, como mostra no seu mapa de calor abaixo. Ele também precisa melhorar na sua contribuição defensiva e na concentração, pois mostra-se disperso nas jogadas em alguns casos.

futebol
Mapa de calor do atacante Dušan Vlahović na temporada. | Foto: SofaScore.

Apesar do ano da Fiorentina não ser bom, estando no 15º lugar com 8 rodadas restantes, a temporada de Vlahović é excepcional. Até o momento, o sérvio marcou 15 gols na Série A, atrás na artilharia apenas de Cristiano Ronaldo (Juventus), Romelu Lukaku (Internazionale), Luis Muriel (Atalanta) e Simy (Crotone). Esse grande desempenho e sua rápida evolução nos últimos anos chamaram a atenção de diversos gigantes europeus. Faltando mais de dois meses para a janela de transferências se abrir, o seu nome já foi especulado em equipes como Milan, Roma, Manchester United e Borussia Dortmund. E, provavelmente, os rumores não pararão por aí, já que o jovem de 21 anos impressiona a todos com seu faro de gol a cada partida que joga.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas