Donald Trump ameaça Irã - A guerra é iminente?
Menu & Busca
Donald Trump ameaça Irã – A guerra é iminente?

Donald Trump ameaça Irã – A guerra é iminente?

Home > Notícias > Urbano > Donald Trump ameaça Irã – A guerra é iminente?

Os Estados Unidos e o Irã andam há décadas provocando um ao outro e nas últimas semanas chegaram muito perto de um conflito armado.

Entenda o conflito do Irã e dos Estados Unidos

No dia 12 de junho, navios petroleiros americanos foram atacados no estreito de Ormuz. Os americanos acusaram os iranianos de estarem por trás de seis explosões e o Irã nega que tenham sido eles.

Nenhuma pessoa inteligente faria o que eles estão a fazer atualmente. Sinto que há uma grande frustração e confusão nos lideres dos Estados Unidos e da Casa Branca. A Casa Branca está afetada por doenças mentais e não sabem mais o que fazer. – Disse Hassan Rouhani, presidente do Irã em resposta às sanções norte-americanas

Ontem, 25 de Junho

Donald Trump havia ordenado bombardeios na sexta-feira, dia 21, contra o Irã, depois que eles derrubaram um drone, dia 20, dos EUA porém acabou por desistir da ideia. O irã disse que o drone entrou em território islâmico e denunciou ao secretário-geral e ao Conselho de Segurança da ONU para denunciar uma ação de provocação dos EUA.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Devido aos recentes embates as companhias aéreas KLM, Qantas, Singapore Airlines, Malaysia Airlines e Lufthansa optaram por evitar voar sobre o Golfo de Omã e o Estreito de Ormuz

No dia 22 o Irã retribuiu a ameaça:

Atirar uma bala em direção ao Irã irá provocar a destruição dos interesses da América e de seus aliados” disse o general de brigada Abolfazl Shekarchi do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas iranianas em uma entrevista à agência Tasnim “serão consumidos pelo fogo

O presidente dos EUA não quer que o Irã tenha acesso a armas nucleares e em maio Trump rompeu o acordo nuclear com o Irã e reimpôs as sanções contra a República Islâmica.

Também no dia 22 os EUA tentaram fazer cinco potências econômicas a pararem de comprar petróleo do Irã.

No dia 23 Donald Trump ordenou um ciberataque contra os computadores iranianos e, no dia 24, resolveu aplicar sanções econômicas ao líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei.

Ambos os países afirmam que não querem guerra, mas as ameaças caminham para um possível conflito armado.

0 Comentários

Tags mais acessadas