Do ouro ao bronze: os maiores atletas olímpicos brasileiros Do ouro ao bronze: os maiores atletas olímpicos brasileiros
Menu & Busca
Do ouro ao bronze: os maiores atletas olímpicos brasileiros

Do ouro ao bronze: os maiores atletas olímpicos brasileiros

Home > Notícias > Esporte > Do ouro ao bronze: os maiores atletas olímpicos brasileiros

Confira a lista de atletas que fizeram história no esporte brasileiro

maiores atletas olímpicos
César Cielo é um dos maiores atletas olímpicos brasileiros. | Foto: Divulgação / César Cielo.

Para quem gosta de esportes, os Jogos Olímpicos são um dos eventos mais esperados. Além da Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos têm bastante popularidade entre as pessoas. Segundo um levantamento feito pela empresa Kantar Ibope Media, 63,4 milhões de pessoas assistiram ao menos um minuto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso é equivalente a 93% das pessoas, que significou 98,3% das casas.

Apesar do Brasil não ter números tão expressivos na história da competição, principalmente falando de medalhas de ouro, história não falta para contar. Vanderlei Cordeiro de Lima sendo empurrado durante a prova em 2004, o ouro de César Cielo em Pequím em 2008, o primeiro ouro olímpico do futebol masculino brasileiro em 2016. De nomes, também não faltam personagens. Porém, você sabe quem são os maiores atletas olímpicos brasileiros?

Os maiores atletas olímpicos brasileiros

Adhemar Ferreira da Silva

atletas olímpicos
Adhemar Ferreira da Silva. | Foto: Reprodução/ COI Museu Olímpico de Lausane.

Adhemar foi primeiro e único bicampeão olímpico consecutivo do Brasil, foi ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque (1952) e de Melbourne (1956). Por colocar duas medalhas de ouro em Olimpíadas seguidas, ele é considerado um dos maiores atletas olímpicos brasileiros da história.

Robert Scheidt

atletas olímpicos brasileiros
Robert Scheidt. | Foto: Junichi Hirai/Bulkhead Magazine.

Quando falamos em quantidade de medalhas, ninguém bate o velejador de 47 anos: são duas de ouro, duas pratas e um bronze. Indo para a sua sétima olimpíada, o atleta quebra um recorde de atletas presentes em mais edições das Olimpíadas.

César Cielo

césar cielo
César Cielo. | Foto: Satiro Sodré/SSPress.

César Cielo é o primeiro e único campeão olímpico pela natação brasileira, com a medalha de ouro que ganhou nos 50m nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Além do ouro, ele tem mais dois bronzes olímpicos.

Joaquim Cruz

maiores atletas olímpicos brasileiros
Joaquim Cruz. | Foto: Divulgação /  Getty Images.

O meio-fundista é considerado até hoje um dos maiores atletas olímpicos brasileiros da história. Nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, levou um ouro nos 800m, com uma marca excepcional e forte (1min43s00). Até hoje, é um dos cinco atletas mais rápidos da história nos 800m. Além do ouro, levou a prata nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Isaquias Queiroz

atletas
Isaquias Queiroz. | Foto: Reprodução / Centro Olímpico Brasileiro.

Imagina você, aos 22 anos, ganhar três medalhas em uma Olimpíadas só. Foi isso que aconteceu com o baiano de Ubaitaba. Em 2016, ele se tornou o único na história a conseguir tal façanha. As duas medalhas de prata e uma de bronze fizeram a carreira de Isaquias despontar e a canoagem, que não tinha tradição no Brasil, ganhar um pouco de prestígio.

Sheilla

sheilla
Sheilla. | Foto: Divulgação / Facebook/Sheilla Castro.

A oposta foi decisiva para a conquista do bicampeonato olímpico com a seleção feminina de vôlei, em Pequim (2008) e Londres (2012). A oposta sempre assumiu o papel de líder dentro e fora das quadras e, junto com Fabi, Fabiana, Jaqueline e Thaísa, é a única presente nas duas campanhas.

Marta

Marta
Marta, uma das maiores atletas do futebol. | Foto: Divulgação / Stephen McCarthy.

Não tem nem o que falar desta mulher. Vencedora de seis prêmios de melhor jogadora do mundo, a craque tem duas medalhas de prata conquistadas em Atenas (2004) e Pequim (2008). Não é por acaso que ela é considerada a maior jogadora de futebol feminino de todos os tempos.

______________________________
Por Beatriz Cruz – Fala! Mack

Tags mais acessadas