Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Do Brasil Para o Mundo: Confira Como Foi a Entrega das 100 Bolsas de Estudo Oferecidas pelo Grupo Santander

Do Brasil Para o Mundo: Confira Como Foi a Entrega das 100 Bolsas de Estudo Oferecidas pelo Grupo Santander

Nesta última sexta-feira, dia 11 de novembro, aconteceu a cerimônia de entrega das 100 bolsas de estudos, entre as mais de 3 mil entregues, do programa Fórmula Santander. O evento ocorreu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e contou com a presença de reitores de diversas universidades, executivos do banco Santander, alunos e a figura ilustre do piloto de teste Marc Gené, da Espanha.

inicio

O Programa Fórmula Santander consiste no oferecimento de uma bolsa para o aluno, em conjunto com a sua universidade, para estudar em qualquer uma das 1.200 instituições participantes em mais de 22 países ao redor do mundo. Os contemplados pela bolsa recebem 5 mil euros para arcar com os custos de alimentação, transporte e hospedagem, durante um semestre no exterior.

Para serem escolhidos, os alunos passam por vários testes, sendo o critério, ter um bom desempenho acadêmico e, além disso, condições socioeconômicas menos favoráveis. A proposta da bolsa é dar a oportunidade de intercâmbio aos brasileiros e brasileiras que não teriam condições para tal.

“Desde o início esse foi o meu sonho. Eu entrei na Universidade e era meu sonho fazer intercâmbio, mas eu não acreditava que seria logo no primeiro ano. Já no segundo semestre surgiu essa oportunidade do Santander, eu me inscrevi e foi um processo muito difícil, mas valeu a pena, porque estar aqui hoje foi o maior prestígio da minha vida”, afirmou Geisy Katlyn Barreto, de 18 anos de idade, moradora de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo.

geisy-ketlyn
Foto: Beatriz Issler.

 

Geisy conta que concorreu com mais 840 alunos, sendo a primeira etapa da seleção uma carta de motivação, somado às notas do ano letivo. Ficou entre os 15 selecionados, entre as 66 unidades da FATEC, Universidade que cursa Gestão Comercial. Na segunda etapa, fez uma entrevista pessoal, podendo falar somente em inglês ou em espanhol. “Eu fiz a entrevista muito nervosa… Eu nunca fiz curso de idioma, sempre estudei em escola pública, no Ensino Médio tive a oportunidade de estudar numa ETEC, numa escola técnica, aprendi espanhol lá, mas foram dois anos apenas, aprendendo mais gramática do que oralidade. O esforço que a gente tem quando gosta de uma coisa é muito grande, luta para conseguir aquilo”, explicou a estudante que vai para uma universidade no Chile.

https://j.gifs.com/X6k8AA.gif

“Eu lembro que no dia seguinte eu recebi a resposta, e eu nem tinha acreditado que eu havia passado em primeiro lugar entre outras 840 pessoas”, concluiu Geisy com um sorriso orgulhoso desenhado no rosto.

alunos-reunidos
Foto: Beatriz Issler.

 

No ano de 2016 o número de inscritos ultrapassou 23 mil, 5 mil a mais em comparação ao ano passado, que atingiu a marca até então recorde de 18 mil interessados. Segundo Ronaldo Rondinelli, diretor do Santander Universitário, o aumento do interesse ocorreu por conta da maior divulgação sobre o programa, bem como o uso do App Universitário, no ar desde agosto, para que o apoio acadêmico, inscrição para bolsas e conhecimento dos cursos e universidade seja mais fácil e prático para os alunos. Afirmou também que o foco do próximo ano será o empreendedorismo. Segundo ele, vão buscar entender quais as necessidades das universidades lá fora e tentar contemplá-las com nossos estudantes. “O balanço deste ano é muito positivo, é um projeto que faz toda a diferença”, afirmou.

rapida-coletiva-com-ronaldo-rondinelli-diretor-do-santander-universitario
Foto: Beatriz Issler.

 

Na cerimônia estavam presentes jovens de todos os cantos do país. A diversidade era algo que atravessava o salão Platinum Club do Autódromo. Os jovens rostos tornavam-se cada vez mais emocionados, outros extasiados, por estarem concretizando a oportunidade dos sonhos, reunidos ali e ouvindo as palavras de encorajamento do presidente do banco, Sérgio Rial, “prosperidade é ser e ter, e o programa ajuda nisso. Conhecimento é a capacidade de observar e aprender com cada uma das culturas de cada um dos países visitados”.

Ana Paula, de Belém do Pará, é estudante de turismo e vai para Coimbra. “Pretendo voltar com o meu Lattes bombando”, afirma em tom de alegria. Natália, residente de Ribeirão Preto e estudante de Relações Internacionais, vai para Escócia cursar política.

Camila Barbosa é de Currais Novos, cidade do interior de Rio Grande do Norte, e estuda engenharia de computação na UFRN. A jovem de 19 anos de idade escolheu a Alemanha para sediar seus próximos seis meses acadêmicos, na Ruhr University Bochum. “Minha expectativa é entrar em algum projeto de lá e fazer contato com professores, já que a Alemanha é praticamente o berço da engenharia”, conta a estudante com seu sotaque potiguarense.

camila
Foto: Beatriz Issler.

 

“Como minha área é muito ligada à robótica, e os trabalhos que eu já tenho na UFRN são ligados a isso, eu quero me aprofundar nessa Universidade que eu procurei lá, que é muito forte em engenharia”.

Camila também contou que quando o intercâmbio acabar, pretende voltar e aplicar todo seu conhecimento em projetos que tem com seu orientador. Em relação à sua família, contou que por ser filha única, seus pais ficaram resistentes quando ela teve que sair de Currais Novos para estudar em Natal, sede da UFRN, e mais ainda quando a filha contou que ficaria durante seis meses na Alemanha.

https://j.gifs.com/vg9G7X.gif

“Quando eu contei pra minha mãe, ela chorou horrores! Mainha ficou muito feliz e painho ficou paralisado”. Sobre o idioma, Camila conta que começou um curso de alemão há três meses, antes mesmo de saber da existência da Bolsa Santander. Ainda explicou que foi pedido para que ela fosse um mês antes de começarem as aulas, pois a própria Universidade ofereceu um intensivo de alemão para os intercambistas.

Outro estudante que conversou com a gente é Alexandre Duarte, estudante de Arquitetura e Urbanismo em Recife. Alexandre disse que já está matriculado na Universidad del Desarrollo, no Chile.

alexandre
Foto: Beatriz Issler.

 

“Todo mundo que vai, volta dizendo que mudou completamente, e comigo acho que não vai ser diferente! (…) Quando voltar eu quero fazer estágio, lá em Recife”, profetizou o estudante de 20 anos de idade.

https://j.gifs.com/Q1592L.gif

Confira mais fotos do evento:

a-gente-puxando-o-sacp
Foto: Beatriz Issler.

 

aluna-emocionada-ao-aparecer-no-video-de-homenagem
Foto: Beatriz Issler.

 

aluna-fotografando-com-palquinha
Foto: Beatriz Issler.

 

aluno-fotografando-com-placa
Foto: Beatriz Issler.

 

aluna-fotografando-com-placa
Foto: Beatriz Issler.

 

aplausos-2
Foto: Beatriz Issler.

 

aplausos
Foto: Beatriz Issler.

 

artistas-contratados-para-fazer-artes-para-os-alunos
Foto: Beatriz Issler.

 

autodromo
Foto: Beatriz Issler.

 

binoculos-para-ver-o-treino
Foto: Beatriz Issler.

 

estudantes-de-turismo-contempladas
Foto: Beatriz Issler.

 

fala-casper-pq-a-gente-gosta-de-puxar-o-saco
Foto: Beatriz Issler.

 

geisy-ketlyn-do-interior-de-sp
Foto: Beatriz Issler.

 

jogo-de-controle-remoto-2
Foto: Beatriz Issler.

 

jogo-de-controle-remoto
Foto: Beatriz Issler.

 

kit-que-os-alunos-receberam-com-camiseta-bone-e-sacochila
Foto: Beatriz Issler.

 

mesa-dos-artistas
Foto: Beatriz Issler.

 

mesma-aluna-emocionada
Foto: Beatriz Issler.

 

ocnversa-com-aluna-durante-a-palestra
Foto: Beatriz Issler.

 

placas-interaticas-pra-tirar-foto
Foto: Beatriz Issler.

 

placas-interativas
Foto: Beatriz Issler.

 

plaquinha-sobre-a-mesa
Foto: Beatriz Issler.

 

presidente-do-santander
Foto: Beatriz Issler.

 

presidente-posando-com-auno
Foto: Beatriz Issler.

 

sala%cc%83o
Foto: Beatriz Issler.

 

selfie-com-todos
Foto: Beatriz Issler.

 

tada%cc%83
Foto: Beatriz Issler.

 

 

 

Por: Ana Beatriz Issler e Lívia Figueiredo – FALA! Universidades

0 Comentários

Tags mais acessadas