Do ballet ao street dance: conheça os benefícios da dança
Menu & Busca
Do ballet ao street dance: conheça os benefícios da dança

Do ballet ao street dance: conheça os benefícios da dança

Home > Lifestyle > Saúde > Do ballet ao street dance: conheça os benefícios da dança

Com diferentes modalidades, a dança pode impactar positivamente na saúde de um indivíduo

“A atividade física melhora o funcionamento do organismo como um todo, melhora função cardiovascular, melhora circulação, acelera seu metabolismo, você fica com mais dificuldade de ganhar peso ou mais facilidade de perder peso que foi acumulado excessivamente”, explica o médico Dráuzio Varella acerca da importância da prática regular de atividade física.

A dança é um dos caminhos de exercitar-se de maneira, muitas vezes, prazerosa, além de ser muito volátil – já que é capaz de atender diferentes idades e preferências. Do ballet ao street dance é possível cuidar da saúde física, mental e ainda se conectar e conhecer o seu próprio corpo, instrumento imprescindível e singular na prática da dança. 

Para reportagem do Saúde Brasil, Mara Raymundo, praticante de dança há um ano e meio, afirma: “A memória melhorou, decorando os passos da dança, e a relação com os outros também, além do humor, do sono e da disposição. Me sinto como se tivesse 15 anos”. Ademais, Mara conseguiu, ainda, normalizar sua pressão que, antes, era regulada através de remédios.

dança
Conheça os benefícios da dança. | Foto: Reprodução.

Benefícios da dança

Os benefícios vividos através da prática da dança podem ser sentidos em diferentes níveis e áreas do indivíduo. No corpo físico, o ato de movimentar-se traz mudanças positivas que ajudam no funcionamento do organismo e no combate ao sedentarismo. 

a dança enquanto atividade física tem muitos benefícios, melhora elasticidade muscular, melhora movimentos articulares, diminui o risco de doenças cardiovasculares, problemas no aparelho locomotor e sedentarismo, reduzindo o índice de pressão.

Segundo Szuster (2011, p.29).

Para além do bem-estar físico, a prática de atividade física “faz bem para o espírito”, declara Dráuzio, ou seja, ela tem o poder de influenciar positivamente, também, na saúde mental e na qualidade de vida do indivíduo. Ao dançar, a conexão e expressão com o próprio corpo e com aqueles à sua volta mudam. A satisfação pessoal e a autoestima tendem a aumentar com a prática.

A dança é importante, pois proporciona-nos bem-estar físico, social e psicológico; é benéfica para a saúde e é uma atividade que traz satisfação pessoal.

Para Hass e Leal (2006, apud SILVA, p.8) 

_______________________________
Por Isabel Mello – Fala! Cásper

Tags mais acessadas