Dive For Fun – Uma Escola de Mergulho

Entrevistamos o ZéGú, um dos fundadores da escola, que está se desenvolvendo e se atualizando a cada dia, a fim de disseminar e estimular a prática do mergulho.

01 – ZéGú, você estuda em duas universidades, na PUC e na USP, e ainda administra com seu sócio uma escola de mergulho. Quais os principais fatores que você considera como essenciais para conciliar tantas atividades, simultaneamente, sem faltar com a responsabilidade?

Eu acho que na vida, podemos fazer o que quisermos fazer! Basta querer e ir atrás. Mas acima de tudo, é extremamente importante ter muita organização. Sempre tenho comigo uma lista de afazeres que me ajudam a não me esquecer das diversas missões. Além da organização, é necessário planejamento para conseguir colocar em prática o que é necessário fazer. Outro fator de extrema importância é ter bons amigos sempre ao seu lado. Em uma escola de mergulho, onde muitas tarefas acontecem, é imprescindível que se tenha um bom time trabalhando junto. Na escola somos em três: eu, o Gabriel, e o Daniel, que nos ajuda muito nas funções do dia-a-dia e, principalmente, durante os cursos e viagens.

zeguegabriel

02 – Como você interpreta a palavra “empreendedor” ?

Eu gosto de interpretá-la como algo mais simples e menos formal do que costumam interpretá-la. Em minha humilde opinião, um empreendedor é aquela pessoa que consegue colocar em prática aquilo que sonha. O empreendedor não precisa necessariamente ser o presidente de um grande banco ou de uma enorme empresa de tecnologia, mas sim aquela pessoa que se dedica para que seu plano se concretize e que corre atrás de inúmeras questões, passa por muitos contratempos, para que no final alcance o que estava planejando. Hoje em dia, percebo que muitas pessoas tentam empreender planos muito individuais, uma vez que nosso planeta precisa cada vez mais de empreendedores que tragam benefícios para nossa sociedade como um todo.

03 – O mergulho ainda é um esporte com pouca visibilidade? Ou a procura é grande?

Por ser um esporte que requer muito equipamento , deslocamento de embarcações e viagens, o mergulho torna-se um esporte de alto valor. Inserido em um país pobre como o Brasil, onde a maioria de sua população recebe baixos salários, um país onde a educação é fraca, e que peca por problemas básicos como saúde, moradia, desigualdade social e baixa renda, infelizmente o mergulho ainda não é um esporte praticado por boa parte dos brasileiros.

É muito engraçado quando paramos para analisar que os maiores mercados de mergulho do Brasil são cidades que não estão no litoral, como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Podemos dizer que os mergulhadores brasileiros estão situados geograficamente onde se encontra maior concentração de renda, trabalho e polos econômicos.

Estamos trabalhando para que o mergulho torne-se um esporte mais praticado pelos brasileiros. Em minha opinião, todos deveriam conhecer as belezas brasileiras que estão debaixo das nossas águas!

Scuba-DivingDFF dIVEfORfUN tubaraobaleia

04 – Você já teve outros projetos, fora a escola de mergulho, mas que não deram certo?

Confesso que tenho muitos projetos a serem cumpridos ainda, e um deles pretendo realizar algum dia: Ainda farei uma volta ao mundo em um veleiro, e quem sabe ensinando pessoas a mergulhar por todos os continentes!

Mas existe um projeto que não é só meu, é uma causa que carrego comigo durante todo o tempo. Trata-se sobre nossa convivência neste planeta e os problemas socioambientais que enfrentamos. Durante nossas atividades de mergulho, sempre trazemos para os alunos e mergulhadores as questões sobre a proteção da natureza, melhor convívio com os próprios companheiros de viagem, uma melhor relação com funcionários, prestadores de serviços, reciclagem do lixo, entre outras questões que se não começarem a serem tratadas e melhor geridas, apenas irão piorar no futuro, e quem sairá perdendo com isso somos nós mesmos!

diveforfun barrier reef vivizegu

05 – Existe algum lugar que você considera o seu predileto para mergulhar?

Essa é uma ótima pergunta! O mergulho, por se tratar de um esporte em que se proporciona conhecer inúmeros lugares diferentes, tanto de baixo como fora da água, nos traz uma dificuldade para conseguir responder essa pergunta! Eu já tive boas oportunidades de acompanhar grupos de mergulhadores por vários lugares do planeta, e pretendo conhecer muitos outros. Sempre digo ao pessoal que em nosso planeta temos mais água do que terra, portanto, local para mergulhar não falta! Posso citar lindos lugares, mas como sempre digo, cada lugar que vamos mergulhar tem o seu “tchan”. Por enquanto, para responder essa questão, vou dizer que o Brasil possui ótimos pontos de mergulho. Muitos mergulhadores preferem sair do país, sem mesmo ter conhecido nossas belezas como Fernando de Noronha, ou até mesmo Abrolhos. Mas mesmo assim, um local que me deixou maravilhado foi mergulhar na barreira de corais de Cozumel, no México.

curacao2 diveforfunphotografy

Por: Marcelo Gasperin – Fala!M.A.C.K

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como