Dicas de universitários da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Menu & Busca
Dicas de universitários da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dicas de universitários da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Home > Universidades > Dicas de universitários da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Começar uma nova faculdade ou entrar pela primeira vez em uma nunca é uma missão fácil. Ambientes novos geralmente nos deixam ansiosos e com medo. Entrevistamos alguns estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie para darem algumas dicas de como tornar esse momento mais tranquilo e como tirar o melhor proveito da melhor fase das nossas vidas.

Dicas de universitários: Mackenzie

“Uma vez conversando com uma pessoa que tinha se formado fazia poucos meses ela me disse: ‘O Mackenzie oferece muitas coisas, mas nem metade delas são divulgadas’, um tempo depois, falando com uma amiga minha de engenharia soube que tinha um projeto mega legal de automação, mas que muitos não sabiam porque realmente não era muito divulgado”.

No final do primeiro semestre, descobri sobre a Rádio Mackenzie e consegui retomar um programa que já existia. Estamos ainda fazendo todos os ajustes necessários, mas o intuito do programa é justamente informar os alunos sobre vários projetos que acontecem dentro e fora da faculdade (como o próprio F5).

Letícia Tuane, Publicidade e Propaganda, segundo semestre.
faculdade
Letícia Tuane. | Foto: Reprodução.

“Todo calouro entra com medo, o medo é a sensação mais normal que existe, principalmente quando se inicia um novo ciclo, como a vida universitária.

O Mackenzie pode ser difícil no começo, mas é apaixonante ao longo dele, lugar onde você vai entender o que é amor à camisa. O que é ser Mackenzista.

Mackenzista vai além de estudar na instituição, assistir à aula ou palestra. Ser Mackenzista é ir em jogos, frequentar bares, jogar pela faculdade, ir em festa, fazer parte de grupo de estudos, atlética, diretórios, tudo. Ser Mackenzista é viver a faculdade, viver cada segundo dela, porque quando acaba, a saudade vem.

Um amigo me disse uma vez: ‘A faculdade foi um dos melhores momentos da minha vida, mas eu só posso afirmar que foi um dos melhores porque ela acabou’.

Viva esse momento, aproveite, entre para time, atlética, diretórios, bateria, o que sentir vontade. Sempre te agrega muito”.

Atualmente sou colaborador da atlética do direito e Dm do time de handebol masculino, e são nesses pequenos lugares e momentos, que fazemos amigos que com certeza levaremos após a faculdade.

Aref Neto, Direito, sétimo semestre.
dicas
Aref Neto. | Foto: Reprodução.

Tratando-se de Mackenzie eu sou até suspeito para falar, eu só posso dizer o seguinte: a faculdade provavelmente será a melhor fase da sua vida, você conhecerá pessoas incríveis e poderá viver momentos incríveis desde que você se permita. Lógico que as prioridades são seus estudos e seu futuro, mas cabe a você decidir se quer ser uma pessoa formada no Mackenzie ou um mackenzista mesmo.

O mackenzista vive a faculdade, ele entra na bateria, atlética, centro acadêmico e etc… vai para festas, para o bar e para jogos!! Eu entrei na bateria em 2016, de lá para cá, conheci pessoas maravilhosas e vivi momentos especiais, esses que eu sei que levarei comigo para toda a vida, chega com a gente, veste a camisa, aproveita essa oportunidade e seja feliz antes de qualquer coisa!

Gustavo Porpino, Engenharia de Produção.
dicas de universitários
Gustavo Porpino. | Foto: Reprodução.

Estuda bastante, porque não é fácil. Não deixa nenhum trabalho para a última hora. Aproveite para ir toda sexta-feira no Mafu ou Kenzie. Não se deixe ser influenciável, não vai na onda do pessoal só porque acha legal, não são eles que vão garantir o seu futuro!

Barbara Beatriz, Administração, segundo semestre.
dicas
Barbara Beatriz. | Foto: Reprodução.

“Entrar em uma das maiores Universidades do Brasil é um grande privilégio. Como recém-formado no Mackenzie, acredito que é importantíssimo reconhecer o ambiente de forma extremamente abrangente para aproveitar ao máximo tudo o que o Mackenzie pode oferecer, desde as atividades acadêmicas até as atividades extraclasse que te integram de forma completa no ambiente Universitário”.

Ainda que estejamos em um momento delicado e inesperado, recomendo fortemente que os novos alunos ou até os que ainda estão cursando algo, façam parte de tudo o que puderem, se permitam participar de projetos, entrar para algum esporte, fazer parte da bateria e estar presente nos eventos que a Universidade proporciona. Eu era ritmista da Bateria Mil Grau, dos cursos de Tecnologia do Mackenzie e a partir do momento em que entrei para a Bateria, senti o que era estar no Mackenzie de verdade.

Fiz amigos, conheci o ambiente universitário ao máximo, aproveitei demais e até consegui um emprego graças a uma indicação de um dos meus amigos que conheci na Bateria. Então, não se sintam envergonhados ao entrar na Universidade, entrem com tudo e participem de tudo, mas não se esqueçam de conciliar tudo isso com os estudos, que é, acima de tudo, o mais importante. Então desejo boa sorte a todos os ingressantes e espero que sejam os melhores anos de suas vidas, assim como foram os meus, enquanto Mackenzista! 

Daniel Santos Dantas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, formado.
dicas de universidade
Daniel Santos Dantas. | Foto: Reprodução.

Como uma das dicas principais a ser mencionadas para qualquer calouro creio que seja a de que ele não tem a obrigação de ser o melhor em tudo!

“Procure se redescobrir na faculdade, converse com seus professores, colegas de classes e principalmente com seus veteranos, pois a experiência adquirida por eles será muito útil para a sua carreira e seu desenvolvimento acadêmico”.

“Estou no Mackenzie desde 2014 e conheci muita gente desde então, muitas histórias, comemorações, frustrações e superações ao longo desses anos. Foi devido a amigos que tive logo no início que consegui conquistar a tão desejada 1ª vaga de emprego, isso para mim foi uma grande conquista já que nunca havia tido experiência na área de TI. Desde então, permaneço trabalhando na área, mesmo com diversas crises que tivemos nesses últimos anos, pois as amizades e networking que adquiri possibilitaram-me estar sempre ativo no mercado de trabalho”. 

 A faculdade não se limita à sala de aula, laboratório ou biblioteca. Então, procure conhecer o pessoal da Atlética, bateria e o povo do barzinho, pois, através do networking, muitas portas podem ser abertas com isso.

Guilherme Barbosa Quintino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dicas
Guilherme Barbosa Quintino. | Foto: Reprodução.

“Participar de alguma atividade em grupo durante a faculdade é válida. Desde atividades acadêmicas (projetos integradores) até diretórios (como o Centro Acadêmico do Direito ou a Atlética). Você irá conviver com as pessoas, principalmente do seu curso, durante o resto dos seus próximos 4 ou 5 anos de faculdade, então, ter uma boa convivência com todos do seu ciclo de convivência é essencial”.

“Em relação aos bares, uma grande maioria dos bixos e bixetes optam por ir na Borba, e caso você seja um deles, só tome cuidado com suas mochilas, carteiras e celulares! No mais, a Borba é um lugar onde você consegue bebida barata, muito funk e dar boas risadas. Tem também os bares da Maria Antônia, onde eu ouso dizer que é o lugar onde você encontrará mais veteranos e metade do curso de engenharia (sério, parece que se reproduzem como coelho de tanto que tem)”.

E sempre que você tiver alguma dúvida sobre matéria, não tenha vergonha de tirar suas dúvidas com o(a) monitor(a), ele(a) estará lá sempre para tirar suas dúvidas, mas lembre-se que a semana de provas para você é a mesma semana de provas para ele(a), então tenha bom senso, bixo/bixete. Num geral, seja bem-vindo(a) à melhor faculdade de São Paulo!

Gabriel Carneiro, Direito, terceiro semestre.
universitário
Gabriel Carneiro. | Foto: Reprodução.

Acho que a maior dica que eu gostaria de ter escutado na época que eu era bixo é: fazer um bom primeiro semestre – principalmente tentar ir bem nas P1s. Quando a gente entra na faculdade, estranhamos tamanha liberdade e independência que com ela vem, acho que aprender, logo no início, que liberdade advém de responsabilidade é uma das dicas mais preciosas que eu poderia ter escutado/lido no início da faculdade. Outra dica é se envolver nos projetos integradores e outros projetos paralelos da própria faculdade, além de aproveitar o tempo que costumamos ter no primeiro semestre, isso ajudará demais nos processos seletivos na busca do estágio.

Walter Pereira, Economia, quinto semestre.
faculdade
Walter Pereira. | Foto: Reprodução.

“O curso de pedagogia oferece muito apoio aos alunos desde o primeiro semestre que ingressamos, com total apoio do CEFT (Centro de educação, filosofia e teologia) e dos próprios coordenadores e professores. Contamos também com programas de atuação em sala de aula na rede pública (PIBID e Residência) desde o começo da faculdade e oportunidades de estágios remunerados dentro do próprio colégio do Mackenzie e em outras instituições oferecidas pelos professores. Temos acesso a inúmeras palestras e cursos gratuitos, contando também com a semana da pedagogia, em que cada ano trabalhamos com um tema e podemos apresentar seminários, ideias de aulas, sarau e palestras com vários nomes importantes na área da educação”.

Nossa atlética parceira é a LEP, que conta com várias modalidades e nos recebem de braços abertos! Se você pensa em ingressar no curso, não pense duas vezes, nós, veteranos, te receberemos de braços abertos e com um copo de breja na mão, afinal, pedagogas também vão para a Maria Antônia!! Temos uma página no Instagram @pedago.mack, que todos podem entrar em contato e acompanhar nossos posts.

Júlia de P. Rial, Pedagogia, sexto semestre.
dicas
Júlia de P. Rial. | Foto: Reprodução.

Esperamos que essas dicas tenham sido esclarecedoras e ajude-o no decorrer da faculdade. Lembre-se sempre que perguntar e ir atrás dos seus objetivos é muito importante. Aproveite essa maravilhosa fase da vida e busque aprender com todas as oportunidades que estiverem ao seu alcance.

________________________________
Por Letícia Tuane – Fala! Mack

Tags mais acessadas