Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca
Como curar uma Ressaca

Como curar uma Ressaca

Ressaca são aqueles sintomas desagradáveis que ocorrem após uma ingestão excessiva de álcool. Isso todo mundo sabe, certo? Mas o que poucos sabem são as causas, consequências e como fazer esse período terrível passar!

Por que acontece a ressaca?

Todo alimento ou bebida passa por três estágios: digestão, absorção e metabolização pelo fígado. Ou seja, todo alimento que é absorvido  por via oral, obrigatoriamente, passa pelo fígado antes de alcançar qualquer outro órgão. Isso vale para alimentos, álcool, remédios, drogas, etc. O fígado é uma espécie de centro de tratamento das substâncias ingeridas. A maior parte do que é ingerido só chega à circulação sanguínea central depois de ter sido processado pelo fígado. O nome desse processo é “metabolização hepática”.

Quando ingerimos álcool, 80% passa pelo fígado, e 20%, vai diretamente para sua circulação sanguínea. Esses 20% circulam por todo o seu corpo, até chegarem novamente ao fígado, sendo metabolizados..

Assim, para absorver e metabolizar um montão de álcool, o organismo tem que se desdobrar e acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo. O fígado é o que mais sofre – apesar de ele mesmo nunca doer.

O que causa em nosso corpo?

 

Todo mundo que consome álcool está sujeito a ficar de ressaca. Para isso, é necessário apenas consumir mais bebidas do que seu fígado consegue metabolizar. Por isso, até quem bebeu pouco pode acordar meio mal no dia seguinte. E alguns dos principais sintomas são: Dor de cabeça forte, dor nos olhos e sensibilidade à luz, enjoo e vômito, mal-estar e dores no corpo, dor no estômago, boca seca, muita sede, falta de apetite e, até mesmo, não se lembrar do que aconteceu na noite anterior. 

Como curar a ressaca?

 

Estar de ressaca, realmente, é algo que ninguém quer. Para isso, existe uma maneira de evitá-la durante a bebedeira: tomar sempre um copo de água a cada dois copos de bebida. Mas, caso você esqueça deste pequeno detalhe, eis aqui algumas dicas que podem te ajudar:

Beba sucos de fruta ou bebidas doces como chás ou café com açúcar ou mel;

Tome café puro e bem forte;

Ou soro caseiro para se rehidratar mais rápido.

Durma bastante. Maisque o costume, pois ajuda o corpo e o cérebro a se recuperar melhor;

Tome remédios para ressaca, como Epocler, Engov ou Alka-Seltzer;

Coma alimentos leves e saudáveis, sem gorduras, como frutas cozidas, creme de legumes, arroz branco ou purê de batata por exemplo;

Coma alimentos ricos em vitamina C e diuréticos como morango, laranja, ou abacaxi por exemplo, que reforçam o sistema imune e ajudam o organismo eliminar toxinas e a se recuperar da intoxicação.

1 Comentário

  1. O pior que tomo rivoltril a noite ,e no dia seguinte lá pra meio dia ou mais tomo cerveja até a noite e não consigo durmir nem um pouquinho ,eu conto cinco horas apos a bebida e tomo o rivotril sera que faz mal