Dia Internacional da Juventude: jovens impactam 17 mil pessoas; veja
Menu & Busca
Dia Internacional da Juventude: jovens impactam 17 mil pessoas; veja

Dia Internacional da Juventude: jovens impactam 17 mil pessoas; veja

Home > Entretenimento > Cultura > Dia Internacional da Juventude: jovens impactam 17 mil pessoas; veja

Distantes mais de 1300km, entenda como dois jovens desconhecidos impactaram quase 17 mil pessoas pelo Brasil no Dia Internacional da Juventude em 2019

Reconhecendo privilégios, questionando seus papéis na sociedade e com um desejo muito grande de impactar a vida de outras pessoas. Ernesto Ferreira e Mariana Valle já tinham muitas afinidades antes mesmo de se conhecerem, suas jornadas de impacto começaram na ONG Teto e ambos tiveram a oportunidade de estar em Nova York, na ONU, representando o Brasil em diferentes contextos.

IYD Brasil
Fundadores do movimento, Ernesto Ferreira e Mariana Valle, e membros do conselho do IYD Brasil, na primeira reunião de 2020. | Foto: Reprodução.

Dia Internacional da Juventude: Jovens impactam 17 mil pessoas

A publicitária conta que encontrou sem querer um texto de Ernesto no Projeto Draft e resolveu contatá-lo por e-mail. “Eu senti muita conexão das nossas histórias”. E, ao respondê-la, o engenheiro civil lhe apresentou uma pesquisa sobre juventudes que ele havia feito para participar de um evento na ONU. Coincidentemente, Mariana também ia para um evento das Nações Unidas e queria saber um pouco de como havia sido a experiência do Ernesto por lá.

Voltando do evento, Mariana foi convidada para palestrar em uma empresa falando sobre Juventudes e ODS. A jovem queria deixar uma chamada para ação no final da apresentação e foi então que ela se lembrou da pesquisa elaborada pelo Ernesto e propôs que eles criassem uma página para divulgar o Dia Internacional da Juventude.

O fundador lembra que a proposta o despertou para tocar esse novo desafio e que se impressionou com as habilidades que Mari tinha para se tornar sua parceira nesta empreitada.

Primeira coisa que pensei: nossa que mão (real oficial), eu não estava por fazer na primeira instância. Depois que entendi: se não eu, quem? (…) Olhando para a trajetória que eu tinha, fazia muito sentido me engajar nessa atividade.

Completou.

Na sequência, outros jovens foram se identificando com a causa e, em 2019, foram realizados mais de 150 eventos pelo país, impactando a marca de 16.750 jovens em diferentes comunidades.

Movimento IYD Brasil

Oficialmente, com pouco mais de um ano, o Movimento IYD Brasil conta, hoje, com 20 voluntários em seu time nacional, além dos 90 embaixadores em todos os estados do país. A equipe nacional coordena durante o ano todo a estratégia, o planejamento e a execução das atividades. O grupo é dividido nas áreas de comunicação, desenvolvimento, jurídico e parcerias. 

dia da juventude
Evento Realizado pelo núcleo de Porto Alegre dos Engenheiros Sem Fronteiras. | Foto: Reprodução.

A novidade de 2020 é que, além do time nacional, hoje, o movimento é apoiado por um conselho formado por 21 instituições de relevante atuação no âmbito juvenil. E, juntos, colaboraram para que o Dia Internacional da Juventude ganhasse 90 embaixadores voluntários espalhados por todos os estados brasileiros.

Satisfeita, a co-fundadora do IYD Brasil disparou: “Diversidade pra gente sempre foi incômodo, de que nosso time era muito sul e sudeste. E a gente queria chegar mais longe, nos embaixadores, fizemos questão de ter pelo menos um em cada estado, e conseguimos 3 em cada estado”. 

________________________
Por Camila Guimarães

Tags mais acessadas