Menu & Busca
Por que 8 de Março é o dia da mulher?

Por que 8 de Março é o dia da mulher?


Dia 8 de Março comemora-se o dia da mulher. O dia dela, que pouco a pouco, com muita luta, conquista a cada dia mais o seu lugar na sociedade igualmente ao sexo oposto. É o dia que costuma-se distribuir rosas, falar da maternidade ou do acolhimento que elas oferecem.

E sim, a mulher oferece tudo isso. Mas eu, no dia 8 de Março, prefiro falar de outra coisa. Prefiro falar da mulher que luta todo dia para colocar comida na mesa de casa. Dela que entra no transporte público com medo de ser assediada. Daquela menina que ainda não é mulher, mas já ouviu absurdos verbais na rua por sair com um shorts curto. Daquela que decidiu não se casar ou não ter filhos, mas recebe julgamentos por ser assim. Prefiro falar da minha mãe, minha tia, minha avó, minha prima. Prefiro falar de mim e das minhas amigas.

“O futuro é feminino” – Mulheres em passeada no dia 8 de Março em Londres
Fonte: BBC

Porque sim, o dia da mulher é dia de comemorar. Mas é, principalmente, dia de lembrar a nossa luta. Os nossos direitos que suamos para conquistar. Dia de lembrar daquelas que, no passado, lutaram para que nós tivéssemos o nosso lugar na sociedade. E lutar para garantir isso para as que estão por vir. O dia 8 de Março é o dia de lembrar o passado, e assim, reunir forças, porque a nossa luta continua!

A verdade é que nem sempre o dia 8 foi o dia do empoderamento feminino. E antes de ser consagrado um dia internacional da mulher, outras datas exerceram essa função.

O possível primeiro “dia da mulher” teria início em 26 de fevereiro de 1909, quando, em Nova York, cerca de 15 mil mulheres se uniram em uma passeata, reivindicando melhores condições de trabalho.

Nova York, 1913: Manifestação pelo direito ao voto feminino

Em 1910, a alemã Clara Zetkin sugeriu, em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, que fosse criada uma jornada de manifestações anual em prol das mulheres socialistas. Em virtude desse evento, em 19 de Março de 1911 foi comemorado o primeiro dia das mulheres oficial.

Seis anos depois, na Rússia,  no dia 8 de Março de 1917 (23 de fevereiro pelo antigo calendário russo), um grupo de operárias saíram em manifestação contra a Primeira Guerra Mundial. Esse foi o pontapé inicial da Revolução Russa. Os soviéticos oficializaram a data como celebração da “mulher heróica e trabalhadora”.

Somente em 1975 a ONU declarou o 8 de Março como dia internacional da mulher, celebração que, para sempre, será memória viva de conquistas para mulheres do mundo inteiro.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas