Dia da República: lista com livros digitais sobre a história do Brasil
Menu & Busca
Dia da República: lista com livros digitais sobre a história do Brasil

Dia da República: lista com livros digitais sobre a história do Brasil

Home > Entretenimento > Cultura > Dia da República: lista com livros digitais sobre a história do Brasil

Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro declarou a proclamação da república, após uma mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia vigente no Brasil desde 1822

Dia da República
Dia da República. | Foto: Reprodução.

Confira livros digitais sobre o Brasil para ler no Dia da República

No próximo domingo, 15 de novembro, é celebrado o 131º aniversário da Proclamação da República no Brasil. Neste dia, em 1889, Marechal Deodoro da Fonseca, ao lado de inúmeras figuras políticas importantes da época, não apenas destituiu D. Pedro II do poder, como derrubou a monarquia para a instauração do estado democrático republicano.

Mesmo contestado por estar doente à época que margeou a data, Deodoro foi proclamado como o primeiro Presidente da República brasileira, mas em um governo provisório. Muitos detalhes sobre o episódio estão na obra 1889, de autoria do jornalista e escritor Laurentino Gomes, disponível em audiolivro no Bookplay.

A primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, inclusive, disponibiliza muitos outros conteúdos em diferentes formatos, como livros digitais, audiolivros e revistas, por exemplo, para quem quer conhecer mais sobre a história do país no período que compreende entre a chegada dos portugueses e o final da monarquia:

1. Audiolivros – trilogia de Laurentino Gomes

1808

Considerada por muitos historiadores como a mais importante decisão tomada pelo príncipe regente e futuro rei Dom João VI durante os treze anos de permanência da corte portuguesa no Rio de Janeiro, a efetivação do Reino Unido colocou um ponto final no período colonial brasileiro e deu início de fato ao processo de Independência do país.

1822

São 22 capítulos intercalados por ilustrações de fatos e personagens da época da independência. A obra cobre um período de quatorze anos, entre 1821, data do retorno da corte portuguesa de D. João VI à Lisboa, e 1834, ano da morte do imperador D. Pedro I. O livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente em 1822.

1889

O último audiolivro trata da Proclamação da República. Com 24 capítulos, 1889 busca contribuir para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato que procura explicar não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

2. Audiolivro – Se Liga Nessa História do Brasil

Os professores Walter Solla e Ary Neto abordam de forma bem-humorada a história do Brasil. Dos índios nativos ao descobrimento, da colônia à economia do açúcar, da escravidão às revoltas nativistas, da família real à Independência, da proclamação da República aos dias atuais.

3. Para estudantes do ensino médio – Livro Manual Compacto de História do Brasil

O livro trata da história de Portugal e cobre toda a história do Brasil, desde antes do descobrimento até a redemocratização, depois da ditadura. Um vasto painel que traz para o aluno todas as informações sobre o tema.

4. Coleção de Revistas Aventuras na História e Coleção de Revistas Leituras da História

As publicações abordam os fatos mais importantes da história de todo o planeta, incluindo o Brasil.

Conheça mais em: https://bookplay.com.br/.

Tags mais acessadas