Dia da Cerveja: Veja como fazer cerveja caseira durante a quarentena
Menu & Busca
Dia da Cerveja: Descubra como fazer cerveja caseira durante a quarentena

Dia da Cerveja: Descubra como fazer cerveja caseira durante a quarentena

Home > Lifestyle > Dia da Cerveja: Descubra como fazer cerveja caseira durante a quarentena

Dia da Cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto e teve sua estreia em 2007, na Califórnia. A bebida foi inventada entre o período de 4 mil e 8 mil antes de Cristo, porém sua função não era de proporcionar momentos de lazer e diversão, mas sim, de ser uma fonte básica na dieta da humanidade, como pão e leite.

Cerveja
Aprenda como a confeccionar a bebida em casa. | Foto: Reprodução.

Dia da Cerveja

Hoje em dia, a cerveja é a bebida mais aclamada nos rolês urbanos. O brasileiro bebe, em média, 65 litros por ano, de acordo com a CervAmstel, e a indústria brasileira produziu 13 bilhões de litros da bebida em 2018. Ao todo, o setor emprega 2,7 milhões de pessoas.

A pandemia do novo coronavírus impediu que as pessoas se reunissem em bares para comemorar a data bebendo uma gelada. No entanto, o Dia da Cerveja não passará em branco. Confira algumas curiosidades sobre a bebida e descubra como fazer sua própria cerveja caseira.

Curiosidades sobre a bebida

Você já parou para pensar sobre os detalhes dessa bebida tão consumida pelo brasileiro? Confira 3 curiosidades marcantes sobre a a cerveja:

  1. Porque a garrafa de cerveja geralmente é marrom? O marrom da garrafa ajuda a proteger o líquido de raios ultravioletas, preservando o sabor do líquido.
  2. Cervejas mais escuras podem ajudar no sexo! Isso acontece porque os ingredientes são ricos em ferro e antioxidantes, que aumentam a circulação sanguínea, fazendo com que os órgãos sexuais atinjam seu potencial, dando mais prazer durante o ato sexual.
  3. Cerveja faz bem a saúde? Qualquer bebida alcoólica deve ser consumida com moderação. No entanto, uma pesquisa realizada na Califórnia com 128.934 pessoas de diversas idades comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, melhorando a saúde arterial, fortalecendo o coração e os músculos, além de prevenir alguns tipos de câncer.

Como fazer cerveja caseira?

Ingredientes

  • 18 litros de água
  • 1/2 pacote de lupulo
  • 1 kg de açúcar
  • 1 copo de cachaça
  • 2 claras em neve
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

  1. Ferva a água juntamente com o lupulo.
  2. Deixe descansar por 24 horas.
  3. Reserve 1/2 kg de açúcar e o outro 1/2 kg derreta.
  4. Passe a cerveja em um pano fino, coloque o açúcar branco, o açúcar derretido, as duas colheres de mel, a água destilada e o fermento em pó.
  5. Bata as claras em neve e despeje, mexendo bem, até que a cerveja fique espumosa.
  6. Deixe descansar por 24 horas e engarrafe.
Tags mais acessadas