Destinos brasileiros para fugir do frio do Inverno
Destinos brasileiros para fugir do frio do Inverno

Home > Lifestyle > Destinos brasileiros para fugir do frio do Inverno

Julho chegando e logo começam a chuva de reportagens, propagandas e até certas apelações a respeito de destinos de viagens para curtir o frio. Quem não curte muito sair por aí agasalhado acaba se dando mal nessas férias de meio de ano e ficando quase sem opção.

Justamente pensando nessas pessoas que odeiam sair por aí todo camuflado, nesta reportagem traremos opções de viagens super divertidas para quem quer fugir dos clássicos roteiros de inverno.

Lugares para quem não gosta de frio

1 – Chapada dos Guimarães

Com temperaturas em média de 25°C durante o inverno, a Chapada dos Guimarães é um dos lugares perfeitos para aqueles que amam grutas, montanhas e cachoeiras e querem fugir do inverno brasileiro sem sair do país.

Localizada no Mato Grosso a Chapada possui incríveis opções de trilhas para admirar a natureza, que podem ser feitas tanto a pé quanto de bicicleta.

Um dos pontos mais famosos do local é a Cachoeira Véu de Noiva, que tem aproximadamente 80m de queda livre.

Chapada dos Guimarães

2 – Salvador

O famoso calor de Salvador não aparece apenas no verão. A temperatura média no inverno da capital baiana é de 23°C, mas pode facilmente chegar aos 30°.

A cidade é famosa por suas maravilhosas praias, porém também possui áreas urbanas que podem impressionar, como o Pelourinho, que encanta com suas cores e estilo arquitetônico.

Além da praia e do Pelourinho, o turista poderá conhecer o elevador Lacerda, o Mercadão e provar a incrível culinária típica (como os acarajés). Salvador é uma cidade completa: a curiosa disposição urbana se mistura com as praias maravilhosas e com todo significado histórico. É a viagem perfeita para quem gosta de passar as tardes na praia, conhecer a cidade e ainda entender um pouco mais sobre a história do nosso país (uma vez que Salvador foi a primeira capital brasileira).

Salvador

3 – Natal

A temperatura média da capital do Rio Grande do Norte no inverno é de 26°. A temperatura elevada somada com as águas mornas, característica do litoral nordestino, com certeza irá agradar quem quer fugir do frio.

O grande atrativo de Natal são as praias com incríveis dunas para fazer passeios de bugue. Além disso, as falésias (paredões íngremes esculpidos pela ação natural, como vento e chuva) podem surpreender.

Outro passeio recomendado é visitar os mercados de artesanato para conhecer mais a produção local.

Natal

4 – Manaus

Com uma média de temperatura de impressionantes 27°C no inverno, Manaus é a cidade perfeita para quem uma viagem para se conectar com a natureza.

Entre os passeios imperdíveis estão: conhecer o encontro das águas do rio Negro com Solimões, o Teatro Amazonas, o MUSA ( Museu da Amazônia), o Museu do Seringal e o Mercadão.

Além dos pontos turísticos, Manaus possui uma culinária bem típica que não pode deixar de ser saboreada. Entre os mais famosos pratos típicos estão: o Tacacá, o açaí (que é bem diferente do nosso) e o sorvete de Tucumâ.

Manaus

Para os que gostam do frio..

Como não só de calor vive o homem, aqui vai algumas dicas para aqueles que não abrem mão de curtir o friozinho do inverno. Para fazer diferente, trouxemos lugares que não são tão comuns, nada dos clássicos destinos (como Campos do Jordão, Gramado, etc).

1- São Roque

Há apenas 66 km de São Paulo, São Roque é uma boa escolha para aqueles que sonham em esquiar mas não podem ir para o exterior. A cidade possui um parque com mini estações de ski, o Mountain Ski Park, que é um destino que agrada todas as faixas etárias, basta ter sede por aventura!

Além do parque que oferece serviços desde ski a passeios de cavalo, um bom passeio para ser feito em São Roque é a Estrada do Vinho. Com cerca de 10 km de extensão, a Estrada do Vinho conta com restaurantes que oferecem passeios como: conhecer a vinícola, colher uva e provar de seus vinhos recém-fabricados.

Por ser próxima de São Paulo e não ser uma cidade muito grande, é recomendável passar apenas um fim de semana, ou até mesmo fazer bate e volta.

São Roque

2 – Cunha

A cidade fica há aproximadamente 220 km de São Paulo, na divisa com o Rio de Janeiro. O destino é ideal para casais, por ter um cenário mais romântico, e para aqueles que querem relaxar. A cidade possui incríveis cachoeiras, trilhas e lugares tão charmosos que parecem ter saído de um filme. Além disso, Cunha é famosa por suas cerâmicas e ateliês famosos.

Um dos passeios mais famosos é a visita ao Lavandário, uma plantação de lavanda com estilo inspirado nas de Pronvence, no sudeste da França. Para os amantes do por-do-sol, a vista do alto da colina é surpreendente!

Cunha

3 – Urubici

Para aqueles que realmente querem frio, a cidade catarinense é um ótima escolha! Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil, chamando atenção pelas frequentes temperaturas abaixo de zero e neve ocasional.

Além do centro super charmoso, com inúmeras opções de gastronomia e lazer, o turista que vai até Urubici poderá visitar a famosa Cachoeira das Noivas, o Morro do Campestre, o Mirante Urubici, entre outras atividades. A cidade possui muitas cachoeiras e morros e se destaca, além do frio, pela magnífica paisagem natural.

Por Helena Leite – Fala! Cásper