Home / Colunas / Desastre ambiental: chuva causa mortes no Japão

Desastre ambiental: chuva causa mortes no Japão

 Por Helena Leite – Fala!Cásper

As equipes de emergência continuam as operações de resgate e a busca pelas dezenas de desaparecidos.

As chuvas torrenciais que acontecem desde quinta-feira (5) no sul e oeste do Japão já causaram mais de 100 mortes e dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas, segundo as autoridades locais. O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe classificou a situação do país como “extremamente séria” neste sábado (7) e ordenou a mobilização de todos os meios possíveis para salvar vidas.

Estrada destruída pelas chuvas na região de Hiroshima em 7 de julho de 2018 – JIJI PRESS/AFP

 

As vastas áreas afetadas somadas com o elevado número de deslizamentos e inundações dificultam a contagem das vítimas, principalmente na área rural.  Mais de quatro milhões de habitantes receberam ordens para abandonarem as suas casas e estima-se que dois milhões de pessoas estão deslocadas, vivendo em abrigos improvisados pelo governo.

 Mesmo sendo um dos países mais desenvolvidos da Ásia, o Japão sofre diversos danos na estação das chuvas. A última ocorrência de um desastre parecido com o que vem acontecendo foi em agosto de 2014, quando 77 pessoas morreram em Hiroshima, também devido às chuvas torrenciais.

As chuvas torrenciais na Ásia acontecem, principalmente, devido ao período de Monções. Estas chuvas já causaram, neste ano, dois acidentes em países diferentes. O caso dos jovens presos na caverna da Tailândia se relaciona com as enchentes no Japão, ao passo que a procedência das chuvas que causaram ambos os desastres é a mesma.

Confira também

Reciclagem transforma 35 buticas em uma folha A4

Por Sarah Américo – Fala!Anhembi   O cigarro é um dos vícios comuns entre os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *