Depressão: veja 5 fatos pouco conhecidos sobre a doença
Menu & Busca
Depressão: veja 5 fatos pouco conhecidos sobre a doença

Depressão: veja 5 fatos pouco conhecidos sobre a doença

Home > Lifestyle > Saúde > Depressão: veja 5 fatos pouco conhecidos sobre a doença

Segundo o OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde): “A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela perda de interesse em atividades que normalmente são prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas”.

Dados retirados do Psicologia Viva mostram que pelo menos 350 milhões de pessoas sofrem de diferentes tipos de depressão e, infelizmente, até mesmo as crianças podem sofrer essa doença.

Mas é importante falar que não podemos fazer um autodiagnóstico, sempre temos que ir atrás de ajuda e/ou um médico especialista, certo?

É comum ler em vários lugares, diversos fatos e sintomas da doença, mas vou mostrar 5 fatos pouco conhecidos sobre a depressão.

Depressão
A depressão é uma das doenças que mais atinge a população atualmente. | Foto: Reprodução.

Depressão: fatos pouco conhecidos sobre a doença

1 – A depressão pode estar associada a transtornos alimentares

“Alguns pesquisadores acreditam que os mecanismos que levam à obesidade e aqueles que levam à depressão poderiam ter aspectos em comum (Rossetti et al., 2014) e é possível que, em alguns casos, o tratamento da obesidade leve à melhora da depressão (Fabricatore et al., 2011). Finalmente, no caso da bulimia nervosa e da alimentação compulsiva periódica, antidepressivos comumente usados em depressões poderiam ajudar no controle dos sintomas (Mitchell et al., 2013). Porém, de modo geral, o tratamento da depressão e dos transtornos alimentares continua sendo diferente. Além disso, pessoas deprimidas que se beneficiam de um tratamento antidepressivo ainda podem manter seus problemas alimentares e vice-versa”, conforme o site Minha Vida.

2 – Chances de ter a enfermidade aumentam após a menopausa

Pesquisas têm associado o estrógeno como estimulador dos sistemas serotoninérgicos e adrenérgicos (sistemas que estão deficientes na pessoa deprimida), facilitador da resposta aos antidepressivos e estimulante de um hormônio que está relacionado com o crescimento de neurônios.

A depressão não ocorre somente devido a um fator, e sim a uma série de fatores, esse é só um mecanismo que pode explicar a doença na menopausa.

3 – A doença pode ser tão grave quanto o Alzheimer

Doenças mentalmente degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, produzem uma proteína no cérebro (chamada proteína c-reactiva), que é gerada por conta de inflamações que estas condições causam.

Um estudo publicado pelo periódico The Lancet Psychiatry mostrou que a depressão, quando não tratada, modifica o cérebro, que começa a produzir esta mesma proteína em grandes quantidades.

4 – O inverno pode estimular a doença

A chamada depressão sazonal de inverno (ou transtorno afetivo sazonal) é causada pelo isolamento social (já que o frio deixa as pessoas em casa) e pela ausência de luz (já que em países como a Finlândia a noite dura quase 24 horas).

5 – A depressão aumenta riscos de AVC em mulheres na faixa dos 50 anos

Após eliminar outros fatores que aumentam risco de derrame – como tabagismo, alcoolismo e hipertensão -, mulheres com depressão mostraram-se 1,9 vezes mais propensas a ter um AVC em comparação com mulheres que não tinham a enfermidade.

__________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Anhanguera

Tags mais acessadas