Dejan Kulusevski, conheça a trajetória da esperança sueca
Menu & Busca
Dejan Kulusevski, conheça a trajetória da esperança sueca

Dejan Kulusevski, conheça a trajetória da esperança sueca

Home > Notícias > Esporte > Dejan Kulusevski, conheça a trajetória da esperança sueca

Conheça mais sobre Dejan Kulusevski, ponta que se destaca no futebol europeu

Por muitos anos, Zlatan Ibrahimović brilhou com a camisa da seleção da Suécia e é considerado um dos melhores atacantes da sua geração. Atuou por diversos gigantes europeus ao longo da sua carreira, como Ajax, Juventus, Barcelona e Manchester United, e teve uma excelente passagem pelo Los Angeles Galaxy dos Estados Unidos, onde marcou incríveis 52 gols em 56 jogos.

Pelo seu país, Zlatan disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e fez, ao todo, 62 gols com a camisa sueca. Agora, veterano com 38 anos, Ibrahimović continua jogando em alto nível e fez, na última segunda-feira, 2 gols na vitória do Milan contra o Bologna em casa.

Após a bela campanha da Copa do Mundo de 2018, 1ª grande competição sem a presença do grande craque, onde a Suécia chegou até as quartas de final, a torcida do país nórdico teve a prova de que sua seleção tem capacidade de ir longe nos maiores torneios do mundo com os novos jogadores que estão surgindo a todo momento em seu plantel. A mais nova promessa que desponta no futebol europeu é o ponta Dejan Kulusevski, atleta da Juventus de apenas 20 anos.

Dejan Kulusevski

Nascido em Vällingby, no subúrbio da capital Estocolmo, o jovem começou sua carreira no futebol atuando no pequeno Brommapojkarna, desde os 6 anos de idade. Ao completar 16, se transferiu para a base da Atalanta, para atuar na equipe sub-17.

Na sua primeira temporada, Dejan marcou 17 gols em 22 jogos no Campeonato Nacional B da categoria, ainda jogando como meio-campista central. No ano seguinte, ele subiu para a equipe primavera da Atalanta e distribuiu 10 assistências na liga Primavera 1, mostrando um bom desenvolvimento na criação das jogadas.

Dejan Kulusevski
Dejan Kulusevski jogando nas categorias de base da Atalanta, da Itália. | Foto: Calcio Atalanta.

Sua estreia como profissional aconteceu apenas na temporada 2018/2019, em partida válida pela Serie A contra o Frosinone, aos 18 anos de idade. Kulusevski ainda atuou em mais 2 jogos: nas derrotas contra o Milan e o Torino, por 3×1 e 2×0, respectivamente.

Em busca de desenvolver o seu talento, a Atalanta emprestou a promessa sueca ao Parma, clube também da Itália, para o jovem ter mais espaço e oportunidade de jogar com frequência. O treinador Roberto D’Aversa deslocou Dejan para a ponta-direita, por conta da sua qualidade com a perna esquerda e seu bom chute de fora da área.

A mudança de posicionamento deu muito certo e Dejan marcou seu 1º gol logo na 6ª rodada, contra o Torino, aos 2 minutos de jogo, na vitória por 3×2. Até o final do ano de 2019, Kulusevski já tinha marcado 4 gols e distribuído 7 assistências, ajudando o Parma a alcançar a 7 ª colocação naquele período e atraindo o interesse de grandes clubes europeus.

Em 2 de janeiro de 2020, o talentoso sueco foi vendido pela Atalanta, dona do seu passe, por 35 milhões de euros, a gigante Juventus, porém continuou atuando pelo Parma no restante da temporada. Ao todo Kulusevski marcou 10 gols e deu 9 assistências pelo clube “gialloblu”, sendo eleito o melhor jovem jogador da liga italiana no ano.

Juventus
Talentoso Dejan Kulusevski assinando com a Juventus ao lado da lenda Pavel Nedvěd. | Foto: Laman ResmI/Juventus.

Pela seleção sueca, Dejan optou por defender o seu país natal em 2015, após já ter sido convocado pela Macedônia do Norte, por conta de seus pais terem nascido lá. Ele defendeu todas as equipes de base da Suécia e foi convocado pela 1ª vez ao time principal em novembro de 2019, para disputar os jogos das Eliminatórias da Eurocopa 2020 contra a Romênia e as Ilhas Faroe. O jovem ainda atuou em setembro deste ano contra Portugal, agora pela Liga das Nações da UEFA, e saiu derrotado por 2×0.

Na estreia da Juventus na temporada 2020/2021, que também marcava a estreia de Andrea Pirlo como treinador de futebol, a “Vecchia Signora” recebeu a Sampdoria em Turim e aplicou um tranquilo 3×0. Quem abriu o placar foi o próprio Kulusevski na sua estreia, após um belo chute de canhota no canto do goleiro Emil Audero.

No 2º tempo, o zagueiro Leonardo Bonucci marcou após rebote do goleiro e o craque Cristiano Ronaldo fez, aos 88 minutos de jogo, e colocou números finais na partida. Apesar de ser apenas uma primeira oportunidade, Dejan mostrou todo o seu talento e agilidade, apesar de ter 1,86m de altura, e provou que Andrea Pirlo pode contar com o jovem sueco nos próximos anos, seja atuando como meia central, ponta-direita ou atacante.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas