No último dia 3, o clássico revolucionário De Volta para o Futuro comemorou 35 anos desde sua estreia. Dirigido por Robert Zemeckis, fez tanto sucesso que ganhou outras duas sequências, sendo que a segunda parte se passa no futuro.
Na obra de 1989, o protagonista Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox) vai para o ano de 2015, com o objetivo de alterar, novamente, o seu futuro.
Para ambientar seu espectador no futuro, Zemeckis teve a missão de “prever” como viveríamos atualmente: como trabalharíamos? O que consumiríamos? Bem, alguns dos “chutes” se acertaram! Veja 5 previsões acertadas por De Volta para o Futuro II.
De Volta para o Futuro II: Previsões concretizadas
1. Óculos de realidade virtual
Em uma cena do filme de Zemeckis, o filho de McFly se encontra na mesa do jantar enquanto usa óculos de realidade virtual.
O termo “Realidade Virtual” já existia desde 1987, e diversas tentativas e aparelhos parecidos já existiam.
Porém, o óculos que conhecemos, atualmente, e sua versão mais famosa só nasceu em 2014, com o Google Glass (apesar de não ter dado tão certo).


2. Ligação por vídeo
Atualmente, durante a pandemia de Covid-19, as ligações por vídeo estão sendo mais importantes do que nunca! Pois saiba que o filme de 1989 também acertou nessa previsão.
Em uma cena, o McFly do futuro conversa por vídeo com seu supervisor, que anuncia a sua demissão.
Videoconferência em De Volta para o Futuro II. Os celulares facilitaram a amplitude da videoconferência.
A videoconferência já era uma realidade, mas, no filme, ela é utilizada em grande escala, assim como nos dias de hoje.
3. Tablets
Apesar de, na época, os primeiros computadores estarem nascendo, o filme já se mostrava bem visionário em relação ao uso de aparelhos tecnológicos.
O tablet como conhecemos hoje só surgiria em 1993, quatro anos após o lançamento do filme, pela Apple.
Porém, na obra de Zemeckis, é possível enxergar um tablet segurado por McFly.

4. Videogames “sem as mãos”
Em uma cena em que Elijah Wood, o Frodo de O Senhor dos Anéis, aparece, o ator, ainda criança, aparece jogando videogame com um detalhe: não há uso exclusivo das mãos.

Mas foi só em 2006 que o Wii Remote revolucionaria a tecnologia com um controle operado pelo movimento de seu jogador. Apesar de usar-se as mãos, o jogador pode se movimentar, não precisando ficar apenas sentado mexendo os dedos sobre o controle.

5. TVs Widescreen
Antes da invenção, as TVs consideradas grandes não eram tão grandes quanto as de atualmente. Elas possuíam um tamanho limitado a uma estante, sobre a qual era colocada. A widescreen de hoje surgiu em 2009, com a TV LED fina.
Cena do filme De Volta Para o Futuro II. TV LED Widescreen.
_______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper