'Dark': Confira 5 motivos para assistir à série da Netflix
‘Dark’: Confira 5 motivos para assistir à série da Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Dark’: Confira 5 motivos para assistir à série da Netflix

Dark é uma série alemã que extravasa todas as nossas expectativas quando pensamos em uma série de ficção sobre viagem no tempo. O porquê disso se dá no decorrer da história, a qual cria um emaranhado de nós que prende a nossa atenção neste enredo espetacular.

Pelas mãos do casal de criadores Baran bo Odar e Jantje Friese, a série de suspense e ficção científica se tornou um ícone da Netflix. Sua primeira temporada estreou em 2017 e teve fim neste ano, 2020, somando 26 episódios.

Fora dos padrões habituais sobre linha do tempo, Dark acontece em 2019, mas oscila entre o passado e o futuro, sejam 33 anos que estão por vir ou 33 anos que já foram. Assim, a história trabalha com diversos atores e cenários, dando valor à época trabalhada.

A história inicial gira em torno de Jonas, um adolescente em luto após o suicídio do pai. Durante uma noite de chuva, Jonas e seus amigos estão na floresta quando se assustam com um forte barulho, e, enquanto todos corriam, Mikkel, o filho do delegado de polícia da cidade, se perde e vai parar em outro ano. Com isso, dá-se início a uma longa jornada contra o próprio tempo e o estudo da viagem temporal.

Com notas excelentes por parte da crítica e seu enorme número de fãs, Dark é considerada uma obra-prima da Netflix e do cinema alemão. Por isso, preparamos uma lista de 5 motivos para mergulharmos no mundo dessa série.

dark netflix
Dark: Confira 5 motivos para assistir à série da Netflix. | Foto: Montagem/Reprodução.

5 motivos para assistir a Dark

1. Construção do roteiro

Diferente de muitas séries que deixam o final com uma enorme interrogação, Dark é concluída em sua terceira temporada, desatando os nós dessa história de maneira espetacular.

Os emaranhados que são construídos ao longo das temporadas são resolvidos lindamente no final da série, e esse é um dos motivos que a faz valer a pena, uma vez que o roteiro é quase redondo ao falarmos de pontas soltas.

2. Escolha de elenco

Por ter seu enredo variando entre passado, presente e futuro, a escolha de elenco foi minuciosa, tendo o cuidado de escolher atores e atrizes que tivessem traços semelhantes, para, dessa forma, tornar mais realista e evidenciar o mesmo personagem ao longo dos anos passados dentro da linha temporal da série.

Esse motivo foi escolhido justamente por apresentar o detalhismo por parte da produção de Dark, a fim de melhorar nossa experiência ao embarcarmos dentro desse incrível roteiro.

Elenco de Dark
Elenco de Dark. | Foto: AdoroCinema.

3. Trilha sonora

É viável usarmos a trilha sonora de Dark como um dos motivos para assistir à série por diversos fatores. Um deles é por ser extremamente marcante e diferente, uma vez que a produção é alemã.

Nesse sentido, ao longo da série, nos deparamos com produções de Ben Frost, Tears for Fears, Agnes Obel, Apparat – na música da abertura – e diversos outros artistas que mantêm extraordinária a construção sonora da série.

4. Enredo

Essa série é um presente para quem gosta de viagens no espaço-tempo, além de apresentar um enredo que até pode confundir um pouquinho…

No entanto, a história é muito bem trabalhada e é uma ficção que nos prende até o último segundo. Ela nos emociona, nos encanta e cativa, mas também nos faz criar teorias – que se modificam a cada episódio. É uma série encantadora e, resumidamente, espetacular.

5. Valorização de produções de países diferentes

Por fim, e não menos importante, a fuga de produções norte-americanas, a fim de expandir o nosso acervo cultural; isto é, a produção hollywoodiana, tanto de filmes quanto de séries, são mais estimadas, se comparadas a produções internacionais. Inclusive, o termo “filme estrangeiro” se dá, principalmente, a filmes que não são norte-americanos.

Contudo, no início de 2020, o termo “estrangeiro” passou a ser “internacional” dentro do Oscar, dando destaque a outras produções. Nesse sentido, nos últimos anos, pudemos perceber o crescimento de produções cinematográficas de outros países; um exemplo é Parasita, o primeiro filme internacional da história – de origem sul-coreana – a ganhar o Oscar de “Melhor Filme”, neste ano.

Por esse motivo, Dark, sendo a primeira produção alemã em conjunto da Netflix, é de extrema importância para sairmos da caverna e conhecermos mais da cultura desse país, assim como sua língua, seus atores, costumes e suas paisagens.

séries Netflix
Série alemã é um sucesso da Netflix. | Foto: AdoroCinema.

Das incógnitas às soluções, Dark nos leva a viajar além do espaço-tempo com eles, pois ficamos imersos na maravilha que é a construção de uma série enigmática e misteriosa tão boa de se ver.

Por Gabriella Paiva – Fala! UFG