'Dark': 5 filmes para quem é fã da série original Netflix
‘Dark’: 5 filmes para quem é fã da série original Netflix

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Dark’: 5 filmes para quem é fã da série original Netflix

A última temporada de Dark foi lançada e, junto com ela, muitos espectadores ficaram órfãos da série tão aclamada da Netflix. Mas para além de Dark há muitos outros filmes sobre viagens no tempo, loop temporal, realidades paralelas, Gato de Schrödinger e outras coisinhas tão confusas quanto.

Então, se você curtiu Dark, confira essas 5 sugestões de filmes:

filmes para quem é fã de Dark
Filmes para quem é fã de Dark. | Foto: Montagem/Reprodução.

Filmes para quem é fã de Dark

5 – Twelve Monkeys (1996)

A história do filme se passa acompanhando James Cole, um condenado de 2035 enviado para 1996, o ano em que o mundo foi tomado por um vírus que dizimou quase todo o planeta. O intuito da viagem é identificar a origem do vírus para ajudar os cientistas na busca pela cura, mas outras situações começam a aparecer no caminho dele.

O filme foi uma superprodução hollywoodiana e concorreu a 2 Oscars. Conta com Bruce Willis e Brad Pitt, além de ter sido inspirado no curta-metragem francês La Jetée, de 1962, também sobre viagem no tempo.

4 – Coherence (2013)

Em uma noite de reunião, 4 casais de amigos se encontram ao mesmo tempo que um cometa está previsto para surgir no céu. Por conta do fenômeno, começam a acontecer coisas estranhas e, após uma queda de energia, o estado natural dos acontecimentos começam a ser alterados. O mistério do que está acontecendo faz com que os personagens descubram coincidências que não imaginavam.

Assim como Dark, Coherence aborda conceitos da física quântica, como o Gato de Schrödinger, e não deixa de soltar alguns detalhes sutis ao longo do filme que dão pistas sobre a cronologia dos acontecimentos, vale a pena prestar bastante atenção.

3 – Mr. Nobody (2009)

Apesar de não conter viagem no tempo propriamente dita, Mr. Nobody acompanha a vida de Nemo Nobody (Jared Leto), o último ser humano mortal no futuro em seus últimos dias de vida, que conta em suas narrativas as diversas realidades em que viveu, confuso até mesmo para ele que não sabe ao certo qual das realidades é a que aconteceu de fato.

O filme conta com provocações acerca das escolhas que são necessárias na vida e os caminhos que elas podem levar, traçando destinos distintos à medida que ações são tomadas, que uma vez feitas, jamais podem ser desfeitas.

O filme também aborda questões relacionadas ao comportamento humano e indiretamente relaciona o Gato de Schrödinger nas narrativas desenvolvidas. A paleta de cores também é bem construída no filme, assim como a composição musical.

2 – Donnie Darko (2001)

Está aí um dos filmes de viagem no tempo mais conhecidos (e talvez um pouco macabro), famoso por “quebrar” a cabeça de muita gente. Por isso, não poderia ficar de fora dessa lista!

O filme gira em torno de Donnie, um adolescente que tem constantes visões de um coelho gigante chamado Frank que o instiga a realizar alguns atos de brincadeiras humilhantes. Em uma dessas visões Frank revela a Donnie que o mundo acabará em um mês e, então, acontecimentos como uma turbina de avião atingir seu quarto, o fazem começar a ir mais afundo com relação a questões sobre viagem no tempo e buracos de minhoca.

1 – Predestination (2014)

Predestination talvez seja a representação perfeita de viagem no tempo e, por isso, é o primeiro da lista. A história é sobre um agente, interpretado por Ethan Hawke, que precisa viajar no tempo para não deixar que um ataque aconteça.

Não tem nem muito o que possa ser falado sobre a sinopse, porque qualquer informação a mais pode ser spoiler, mas é um filme bastante intrigante e tem um plot twist bem estilo Dark. Vale muito a pena ver!

Por Thais Ribeiro – Fala! Universidade Salvador