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DACAM Leva Uma das Maiores Agências de Publicidade e Propaganda ao Mackenzie

DACAM Leva Uma das Maiores Agências de Publicidade e Propaganda ao Mackenzie


No dia 19 de outubro, o DACAM (Diretório Acadêmico de Comunicação e Artes Mackenzie) realizou uma palestra com 3 profissionais da Publicis – uma agência de publicidade e propaganda criada em 1926, e que é considerada a primeira agência a ser criada na França.

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Os convidados foram Sergio Scarpelli (Diretor de Criação), Juçara Cristina Campos Trombeli (Gerente de Mídia) e André Scaciota (Supervisor de Mídia Digital). Os três abordaram alguns trabalhos de sucesso da agência, sempre fazendo um paralelo com os novos e mais atuais conceitos que a agência utiliza para produzir suas campanhas.

Na fala de André Scaciota, ele ressalta que a Publicis aposta no Story Telling – um modo de vender a marca a partir de uma história, passando uma mensagem por meio do entretenimento, e não com uma propaganda barata e apelativa.

Ainda na linha deste pensamento, André faz uma comparação aos antigos contadores de histórias, da era feudal, em relação ao modo que as marcas produzem conteúdo para o consumidor nos dias de hoje.

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André conta que a história da Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, surgiu na idade média, a partir da necessidade dos homens feudais em fazer com que suas mulheres não saíssem de casa. Para isso, inventaram o conto de que existia um Lobo na floresta do feudo, e que se ele achasse alguma mulher, poderia comê-la viva. E levando este exemplo em consideração, a publicidade também segue o mesmo caminho – mas com objetivos e finalidades totalmente diferentes.

Após essa introdução, os palestrantes demonstraram algumas campanhas que abordavam uma história, e que a partir dela o consumidor ficaria envolvido pelo conteúdo.

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Um destes exemplos foi com o sabonete íntimo Dermacyd. O produto, que é feito para a higiene íntima das mulheres, precisava ser mais divulgado e ter maior aceitação no universo feminino. Portanto, a solução foi inventar uma história provocativa, porém repleta de informações sobre a saúde da mulher. Foi então que a agência teve a ideia de criar a hashtag #durmosemcalcinha, e estimulou famosos a compartilharem essa mensagem em seus perfis online.

O resultado foi que todo mundo começou a compartilhar e a interagir com essa informação, gerando uma enorme discussão sobre dormir ou não de calcinha, e sobre quais eram os benefícios de dormir sem calcinha. Desse modo, a marca Dermacyd atingiu um enorme alcance entre o seu público, contando uma história com direito a lição de moral: dormir sem calcinha faz bem para a saúde, assim como utilizar o sabonete íntimo.

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Por: Marcelo Gasperin – Fala!M.A.C.K

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