Conheça mais a ilha de Cuba
Menu & Busca
Conheça mais a ilha de Cuba

Conheça mais a ilha de Cuba

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça mais a ilha de Cuba

Com o nome oficial República de Cuba, é uma ilha localizada no mar do Caribe, esse todo azul que as pessoas dizem não parecer real, sabe?! E o melhor de tudo, você não precisa gastar “rios de dinheiro” para conhecê-lo, só não se engane em levar dólares americanos. Lá eles são desvalorizados. O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba, além da Ilha da Juventude e de várias ilhas menores.

blue, white, and red flag
Bandeira de Cuba

A capital do país é Havana, sendo também sua maior cidade. Santiago de Cuba é o segundo maior centro urbano. Ao norte estão os Unidos e as Bahamas, a oeste está o México e ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica.

blue and white coupe park near blue and brown building on a busy street
Havana

De acordo com o Country Meters, sua população está estimada em aproximadamente 11 milhões e 400 mil pessoas, sendo a nação ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir dos povos indígenas tainos e ciboneys

O período em que foi uma colônia do Império Espanhol e a introdução de escravos africanos também foram características marcantes para a formação do local, além da proximidade com os EUA. Politicamente, é o único país socialista da América, somente a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte têm a mesma forma governamental.

As consequências desta política são inúmeras, algumas negativas. Organizações como a Human Rights Watch e a Anistia Internacional acusam o governo de reprimir quase todas as formas de dissidência política e de negar direitos fundamentais aos cubanos, como liberdade de expressão, associação, reunião e circulação.

O país também carece de diversos itens de higiene, considerados de luxo pelos indivíduos que ali vivem, pois os itens básicos são somente alguns tipos de alimentos. Eletrônicos e carros também são difíceis de comprar.

É como uma experiência de voltar no tempo e reviver um pouco da década de 1960. Claro, para os seus habitantes isso não é nada favorável, já para os turistas, pode ser que seja uma vivência única estar entre todos os automóveis antigos e a arquitetura diferenciada. 

Entenda mais sobre a sua história

Em 1492, Cristóvão Colombo “descobriu” e reivindicou a ilha para o Reino de Espanha. Permaneceu como seu território até a Guerra Hispano-Americana, terminada em 1898.

Entre 1953 e 1959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgencio Batista e instalou uma ditadura comunista com regime unipartidário que manteve os irmãos Castro no poder até abril de 2018, quando foi eleito Miguel Díaz-Canel para a presidência, o primeiro que não é da família no poder.

   Presidente Miguel Díaz-Canel (Wikipedia)

Nas próximas postagens falarei mais sobre este lugar, que encanta e desencanta, dependendo do ponto de vista. Dicas de viagem, de pontos turísticos, alimentação e acomodação. Não deixe de conferir ao longo da semana e mandar suas dúvidas e sugestões! 

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

0 Comentários

Tags mais acessadas