Cronograma de postagem: aprenda a se organizar digitalmente
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Cronograma de postagem: aprenda a se organizar digitalmente

Cronograma de postagem: aprenda a se organizar digitalmente

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É comum que, no começo de uma estratégia de marketing digital, a marca publique bastante nas redes sociais. Mas, com o tempo, pode ocorrer a diminuição da frequência dos posts. Para ajudar a manter o ritmo de publicação de conteúdos nas redes existe o cronograma de postagem. Entenda o que ele é e como o planejamento de postagens pode ser útil para o seu negócio.

A utilização de cronogramas de postagens nas redes sociais podem aumentar o engajamento nas plataformas digitais.
Saiba como utilizar o cronograma de postagem nas redes sociais. | Foto: Unsplash.

Qual a importância da frequência nas postagens?

Dentro de uma estratégia de marketing nas redes sociais, é importante manter uma regularidade entre as postagens. Essa é uma maneira de criar conhecimento de marca, além de ajudar bastante no engajamento do perfil. Pois, ao utilizá-las, as pessoas costumam preferir conteúdos mais recentes.

Essas plataformas são escolhidas por milhões de pessoas e, com certeza, devem existir perfis que oferecem os mesmos produtos ou soluções que o seu. Em uma busca na Internet, é provável que apareçam perfis com alto nível de engajamento nos primeiros resultados. Portanto, não manter uma frequência nos posts significa ter dificuldades em alcançar novas pessoas com seu conteúdo.

Cabe ressaltar também que perfis que demoram muito para fazer publicações acabam por desestimular seu público. A falta de material recente tornará sua página pouco atrativa, o que pode fazer com que seus seguidores busquem páginas similares que ofereçam um conteúdo “mais fresco”.

O que é um cronograma de postagem?

Um cronograma de postagem é uma organização exposta em uma planilha ou outro local de sua preferência com todas as postagens a serem feitas durante um determinado período. É importante que nele constem informações como dia, horário, conteúdo e canais em que os posts serão publicados. Em poucas palavras, um cronograma nada mais é do que um planejamento de postagens.

No que o planejamento ajuda?

O planejamento é algo essencial para atingir o sucesso em qualquer atividade, dentro do marketing digital não seria diferente. Não é sempre que surge aquela ideia magnífica de posts para redes sociais. Então, guardar um momento para fazer programações ajuda a não passar períodos sem postar nada. Planejamento é uma forma de preparar sua rotina para alcançar os resultados desejados. Além disso, é possível anotar as ideias que forem surgindo ao “longo do caminho”. 

Como fazer cronograma de postagens

Considerando as enormes vantagens do uso de um cronograma de postagens para a manutenção da frequência e consequentemente do engajamento em seus posts, confira algumas dicas. Seguindo-as, você conseguirá fazer seu próprio cronograma de posts para Instagram:

1. Faça um planejamento

A primeira dica do cronograma é fazer um planejamento do que será postado. O ideal é que essas informações fiquem dispostas de uma maneira fácil de compreender, como em um planilha, por exemplo. Nesta planilha serão colocadas as principais informações sobre os posts, como o canal em que serão publicados (Instagram, Facebook, YouTube, entre outros), tipos (fotos, IGTV, stories, textos) e tema ou editoria.

2. Defina dias e horários

A segunda dica é agendar posts nas redes sociais. A definição dos horários e dias em que os posts serão publicados é crucial. Escolher o momento certo aumenta as chances de seu conteúdo chegar aos seus seguidores. Uma dica é observar as informações de atividade dos seus seguidores. O Instagram, por exemplo, permite que contas comerciais tenham algumas informações sobre seus seguidores. É possível saber qual o dia da semana e o horário em que eles estão mais ativos.

3. Separe os conteúdos por temas

Uma dica importante na construção do seu cronograma de postagens é a separação de conteúdos por temas. Para ficar mais claro, podemos pensar em um perfil de uma marca de venda de utensílios domésticos, como panelas e talheres. Esse perfil pode apropriar-se de vários temas para sua estratégia de marketing de conteúdo.

A marca pode fazer posts mais diretos informando sobre promoções ou visando incentivar a venda. Mas, também é possível fazer posts que apresentem os produtos e suas funcionalidades, por exemplo, explicando as vantagens de uma panela antiaderente. Outra possibilidade são receitas feitas com os utensílios da marca. Relatos de clientes e informações de como são construídos os produtos são só mais alguns dos possíveis temas.

Percebeu a infinidade de abordagens possíveis com os posts? Assim como a empresa de utensílios domésticos, seu negócio também apresenta muitas possibilidades de temas de posts para redes sociais. Por isso, é importante separar os conteúdos por temas e, assim, diversificar sempre. Uma dica é observar o desempenho de cada um desses temas e perceber quais estão sendo mais atrativos para seu público-alvo.

4. Escolha diferentes formatos

Além da diversificação dos temas das postagens, é importante também variar os formatos. As redes sociais oferecem diversas possibilidades: texto, imagem, áudio e vídeo. É comum que muitas marcas prefiram os posts de texto e imagem, pois são mais simples de serem produzidos. No entanto, é interessante apostar nos outros tipos de publicação, já que elas oferecem estímulos diferentes aos seguidores.

A escolha do formato da postagem está diretamente ligada ao tema. Existem temas que são mais adequados para vídeos do que imagens. Por exemplo, no caso da empresa de utensílios domésticos, seria muito mais interessante utilizar vídeos para o conteúdo sobre receitas do que imagens acompanhadas de texto. Além disso, vídeos sempre captam maior atenção dos usuários. 

5. Cumpra o cronograma

Essa é a grande dica. Não adianta criar um cronograma de postagens bem elaborado, separando os posts por temática e formato se você não segui-lo. Por isso, crie um cronograma possível, ou seja, com metas de publicação condizentes com sua capacidade de produzir conteúdo. Caso seja possível, é interessante terceirizar a produção dos posts e contratar profissionais especializados, como jornalistas, publicitários ou designers.

Para ajudar no cumprimento do cronograma, é interessante escolher um dia para se dedicar às possibilidades de posts: pode ser uma vez ao mês, uma vez por semana ou a cada quinze dias. Caso o dia escolhido para a formulação do cronograma seja todo sábado, é possível guardar horário na agenda da semana para a produção dos posts, ou simplesmente para postar os rascunhos, se você decidir produzi-los de uma vez só em um dia e publicar aos poucos.

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Por Jefferson Ricardo – Fala! UFPE

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