Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Crítica: 1964 – O Brasil entre armas e livros

Crítica: 1964 – O Brasil entre armas e livros

Crítica por Brenda Umbelino

O documentário 1964 – Entre Armas e Livros, produzido pelo Brasil Paralelo, estreou nos cinemas no domingo passado, 31 de março. Nesse mesmo dia, o início da Ditadura Militar no Brasil completava 55 anos. Em 1964, a instauração do regime militar tirou o então presidente João Goulart do poder, dando início à ditadura, que se estendeu até 1981.  O filme procura explicar os ocorridos da época de uma perspectiva alternativa, começando por uma análise sobre a guerra fria, explicando o posicionamento de cada país e o decorrer dos acontecimentos de forma cronológica.

Apesar de ser uma boa produção audiovisual, com sonoplastia bem elaborada e envolvendo opiniões de diversos pesquisadores para confirmação dos fatos, suas fontes são de caráter duvidoso, pois os entrevistados são sempre do mesmo time político: a direita. Dessa forma, a perspectiva de apresentação dos fatos são sempre as mesmas.  Figuras como Olavo de Carvalho, a quem o povo da extrema direita aclama, William Waack, apoiador desse movimento que foi afastado da TV Globo por comentários racistas e diversos nomes desse mesmo pico político como Percival Puggina, Fernão Lara Mesquita e Flávio Morgenstern são os que contam os fatos narrados no filme.

Porém, foram 21 anos de repressão: vozes foram caladas, pessoas desapareceram, homens e mulheres foram torturados. O poder concentrado nunca é bom e, de fato, não deve ser uma data comemorativa.

O regime militar, assim como tudo que é história, precisa ser discutido e esclarecido com verdade, sem a glorificação ou a extrema aversão, para que assim possamos analisar com clareza, aprender com os fatos e formular opiniões bem embasadas. Falando em ditadura, aqui vai uma lista de filmes para entender melhor a história:

1- Cabra Marcado Para Morrer (1985)

2- O Que É Isso Companheiro? (1997)

3- Ação Entre Amigos (1998)

4- O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006)

5- Zuzu Angel (2006)

6- O Dia Que Durou 21 Anos (2012)

7- Tatuagem (2013)

8- Dossiê Jango (2013)

9- Em Busca de Iara (2013)

0 Comentários

Tags mais acessadas