Crítica por Brenda Umbelino
O documentário 1964 – Entre Armas e Livros, produzido pelo Brasil Paralelo, estreou nos cinemas no domingo passado, 31 de março. Nesse mesmo dia, o início da Ditadura Militar no Brasil completava 55 anos. Em 1964, a instauração do regime militar tirou o então presidente João Goulart do poder, dando início à ditadura, que se estendeu até 1981. O filme procura explicar os ocorridos da época de uma perspectiva alternativa, começando por uma análise sobre a guerra fria, explicando o posicionamento de cada país e o decorrer dos acontecimentos de forma cronológica.
Apesar de ser uma boa produção audiovisual, com sonoplastia bem elaborada e envolvendo opiniões de diversos pesquisadores para confirmação dos fatos, suas fontes são de caráter duvidoso, pois os entrevistados são sempre do mesmo time político: a direita. Dessa forma, a perspectiva de apresentação dos fatos são sempre as mesmas. Figuras como Olavo de Carvalho, a quem o povo da extrema direita aclama, William Waack, apoiador desse movimento que foi afastado da TV Globo por comentários racistas e diversos nomes desse mesmo pico político como Percival Puggina, Fernão Lara Mesquita e Flávio Morgenstern são os que contam os fatos narrados no filme.
Porém, foram 21 anos de repressão: vozes foram caladas, pessoas desapareceram, homens e mulheres foram torturados. O poder concentrado nunca é bom e, de fato, não deve ser uma data comemorativa.
O regime militar, assim como tudo que é história, precisa ser discutido e esclarecido com verdade, sem a glorificação ou a extrema aversão, para que assim possamos analisar com clareza, aprender com os fatos e formular opiniões bem embasadas. Falando em ditadura, aqui vai uma lista de filmes para entender melhor a história:
1- Cabra Marcado Para Morrer (1985)
2- O Que É Isso Companheiro? (1997)
3- Ação Entre Amigos (1998)
4- O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006)
5- Zuzu Angel (2006)
6- O Dia Que Durou 21 Anos (2012)
7- Tatuagem (2013)
8- Dossiê Jango (2013)
9- Em Busca de Iara (2013)
0 Comentários