Craque dentro e fora de campo, Richarlison faz sucesso nas redes
Menu & Busca
Craque dentro e fora de campo, Richarlison faz sucesso nas redes

Craque dentro e fora de campo, Richarlison faz sucesso nas redes

Home > Notícias > Esporte > Craque dentro e fora de campo, Richarlison faz sucesso nas redes

Natural de Nova Venécia, Espírito Santo, o atacante do Everton e da Seleção Brasileira, Richarlison, tem feito sucesso nas redes sociais ao usar a sua visibilidade e a sua influência para falar de causas importantes

Richarlison
Richarlison faz sucesso nas redes sociais. | Foto: Reprodução/ Transfermarkt.

Revelado pelo América Mineiro e com passagens por Fluminense, por Watford e pela Seleção Brasileira, Richarlison, atual camisa sete do Everton, vive grande fase na Europa. Com gols e excelentes atuações, o brasileiro só tem motivos para comemorar.

O jogador sempre teve destaque na Internet devido às suas resenhas, principalmente a famosa “Dança do Pombo”. Seu carisma conquistou os amantes do futebol e arrancou risadas em diversos momentos. Dentre os momentos engraçados mais lembrados do jogador temos a famigerada comemoração do pombo; a gafe na entrevista ao esquecer o nome da bisavó, após o título da Copa América 2019; e até mesmo um simples pedido de pizza em inglês viralizou nas redes sociais.

Richarlison e sua influência

Destaque dentro e fora das quatro linhas, Richarlison entende que sua influência vai muito além do futebol. Seguindo os exemplos de grandes nomes do esporte, como Lewis Hamilton, da Fórmula 1, LeBron James, da NBA, e Megan Rapinoe, da NWSL, o brasileiro usa sua visibilidade para falar de assuntos importantes, principalmente para as causas sociais.

Diferentemente de muitos jogadores brasileiros, o atacante não tem receio de se engajar diante muitas causas sociais e, para isso, usa sua conta no Twitter. Um exemplo desses posicionamento do jogador foi a sua recente cobrança às autoridades sobre a falta de energia elétrica no Amapá, que já perdura por mais de duas semanas no estado brsileiro.

Ele também comentou sobre as queimadas do Pantanal, ocorridas nos meados desse ano, em entrevista concedida ao site The Players Tribune.

“Quero falar de algo muito importante para mim e que deveria importar para você também. Estou muito triste e preocupado com o que está acontecendo no Pantanal”, escreve.

(…) Olha, não sou político. Não consigo interromper as queimadas sozinho. Mas como jogador da Seleção Brasileira e do Everton, posso ao menos mostrar às pessoas o que está acontecendo. Por isso, postei algumas fotos nas minhas redes sociais em demonstração de apoio ao Pantanal. Não queria apenas me solidarizar com o problema. Era para chamar a atenção das autoridades.

Comentou o jogador.

Outro posicionamento relevante de Richarlison foi no recente caso da influencer Mari Ferrer, estuprada em uma casa noturna de Florianópolis. O atleta foi o primeiro jogador brasileiro a subir a hashtag #justicapormariferrer no Twitter.

Richarlison também realizou cobranças de justiça às autoridades sobre a prisão do motorista Robson Oliveira, preso há cerca de um ano após ser pego no aeroporto do Moscou com remédios destinados ao sogro do jogador Fernando, o patrão do brasileiro na época.

Diante das manifestações antirracistas do Black Lives Matter, Richarlison foi direto e reto ao se posicionar contra o preconceito racial, em entrevista à Revista Placar.

O racismo é um assunto que nós, que viemos da favela, estamos acostumados. Sempre fui tratado de forma diferente. Acompanhei o caso da morte do João Pedro, no qual a polícia deu mais de setenta tiros em sua casa. Poderia ser comigo. Lá atrás, convivi com tiroteios e fui até confundido com traficante. É triste. (…) Também acompanhei o caso dos Estados Unidos. As pessoas que estão nas ruas estão no direito delas de protestar e pedir justiça. Se estivesse lá, faria o mesmo.

Afirmou o camisa sete do Everton.

O Brasil carece de ídolos que dêem exemplo, como o britânico Lewis Hamilton. Ainda precisamos de mais personalidades esportivas engajadas em causas sociais por conta do poder de transformação do esporte. Mas, não podemos negar que o Richarlison é um show de carisma, de humildade e, sobretudo, de exemplo para as milhões de crianças que assistem, amam e buscam no futebol um ídolo e um modelo de ser humano, muitas vezes ausente dentro de suas casas.

Bato muito na tecla principalmente nas redes sociais, ajudar o máximo de pessoas. Hoje sou embaixador da USP para combater o coronavírus. Tento levar minha visibilidade para as pessoas de todo mundo e ajudar quem precisa. Quando tem uma causa importante, que é para ser resolvida, estou sempre botando a cara.

Declarou o atacante

O posicionamento do Richarlison é exemplo não só para quem o acompanha, mas também para todos os outros atletas que não se permitem olhar para além do próprio umbigo. Resta-nos torcer para observarmos mais “Richarlisons” no futuro não só do futebol, mas também do esporte mundial.

___________________________
Por Lara Pinheiro – Fala! Faculdade Maurício de Nassau – PE

Tags mais acessadas