CPI da Covid: entenda tudo sobre a comissão parlamentar
Menu & Busca
CPI da Covid: entenda tudo sobre a comissão parlamentar

CPI da Covid: entenda tudo sobre a comissão parlamentar

Home > Notícias > Política > CPI da Covid: entenda tudo sobre a comissão parlamentar

As famosas Comissões Parlamentares de Inquérito, ou CPIs são comissões que têm como função ouvir depoimentos, discutir, investigar e reunir informações sobre determinado assunto de base no interesse público. Ela é conduzida pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Vale ressaltar que o papel da CPI não é julgar, e sim investigar e enviar o relatório ao Ministério Público, e cabe a ele julgar os investigados.

Um exemplo de CPI que teve bastante espaço na mídia foi a da Petrobras, que aconteceu em 2015, e teve como objetivo analisar as denúncias de corrupção na empresa entre os anos de 2005 e 2015.

A CPI da Covid

No último mês, um tema que veio ganhando bastante destaque no cenário nacional foi a CPI da Covid. Ela tem como objetivo investigar possíveis omissões e irregularidades nos gastos do governo federal durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Em destaque, a falta de oxigênio no estado do Amazonas, no começo do ano.

Ela foi instalada oficialmente pelo Senado Federal e mais 11 senadores, no dia 27 de abril, e tem como presidente o senador Omar Aziz e Randolfe Rodrigues, como vice. A CPI terá um prazo de 90 dias (que podem ser prorrogados) para chegar a uma conclusão sobre as possíveis falhas do governo no enfrentamento da pandemia.

cpi da covid
O vice-presidente Randolfe Rodrigues, o presidente Omar Azis e o relator Renan Calheiros, respectivamente. | Foto: Agência Senado.

Na primeira semana de trabalho da CPI, o tema abordado foi o tratamento precoce defendido pelo presidente. Foram ouvidos os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e também o atual, Marcelo Queiroga. Os dois primeiros reforçaram a falta de comprovação científica em relação à eficácia do tratamento. Já Queiroga, evitou confrontos com o presidente, e disse que existem testes sendo feitos sobre a eficácia e utilização do remédio.

Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro, em discurso sobre o uso da hidroxicloroquina. | Foto: BBC News Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro criticou em diversas ocasiões a CPI da Covid e, no último sábado (8), se referiu à comissão parlamentar de inquérito da pandemia como “vexame”. Bolsonaro também voltou a defender o uso da hidroxicloroquina, tratamento que ele vem defendendo desde o início da pandemia, mas que não possui eficácia comprovada contra a doença.

____________________________
Por Lucas Teixeira de Oliveira – Fala! Metodista

Tags mais acessadas