COVID-19: Donald Trump garante vacina americana para novembro
Menu & Busca
COVID-19: Donald Trump garante vacina americana para novembro

COVID-19: Donald Trump garante vacina americana para novembro

Home > Notícias > COVID-19: Donald Trump garante vacina americana para novembro

Presidente americano Donald Trump alegou ter vacina pronta para distribuição até início de novembro nos Estados Unidos.

Donald Trump em Convenção Nacional Republicana. FOTO: Doug Mills / NYT
Donald Trump em Convenção Nacional Republicana, onde prometeu vacina contra COVID-19. FOTO: Doug Mills / NYT

Em Convenção Nacional Republicana, finalizada na última quinta-feira (27), Donald Trump prometeu uma vacina contra o COVID-19 até o final do ano, ou mais cedo.

“Nos últimos meses, a nossa nação, e o mundo inteiro, foi tomada por um novo e poderoso inimigo invisível. Como os corajosos americanos antes de nós, estamos enfrentando esse desafio. Estamos entregando terapias que salvam vidas, e vamos produzir uma vacina antes do fim do ano, ou talvez mais cedo!”

No entanto, nenhuma companhia farmacêutica americana completou os testes necessários para garantir uma vacina contra o coronavírus antes de 2021.

Com a promessa de Donald Trump, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, em inglês) notificou oficiais de saúde nos 50 estados do país para se prepararem para a distribuição da vacina contra o COVID-19 para profissionais de saúde e outros grupos de alto risco no fim de outubro ou começo de novembro.

Os responsáveis pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal responsável por assegurar a saúde pública em relação a remédios e comida, temem que o discurso do presidente interfira politicamente em seu trabalho e adicione ainda mais ansiedade em tempos de pandemia.

O comissário da FDA, Stephen Hahn, prometeu por meses que uma vacina para o COVID-19 só seria aprovada somente quando e se fosse comprovada segura.

Apesar de o mundo inteiro aguardar a medida preventiva contra o coronavírus, é necessário paciência, uma vez que o processo de produção e distribuição incluem diversos testes em um número grande de pessoas para comprovar a eficácia e a segurança da vacina.

Os testes são feitos em algumas etapas e somente em voluntários. A primeira fase envolve pessoas saudáveis em um grupo menor e analisa as respostas do sistema imunológico. A segunda fase envolve pessoas em grupo de risco em um número maior. Na terceira, o teste é realizado em centenas de indivíduos.

__________________________________________

Por Domitilla Mariotti / Redação Fala!

Tags mais acessadas