Por Daniela de Jesus – Fala! Anhembi
Está acontecendo no Itaú Cultural a exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, que explora o processamento de dados por meio de obras de arte, e estará disponível até o dia 19 de Maio.
A mostra aborda o desenvolvimento da tecnologia, da inteligência artificial e sua interação com o humano. Com três andares de exposição, é possível entrar em um mundo completamente tecnológico e futurista.
Uma das primeiras obras expostas é o Cloud Piano, do americano David Bowen, cujas notas são tocadas por dedos robóticos conforme uma câmera capta o movimento das nuvens. É possível interagir com certas obras, mas para fazer o mesmo com algumas é necessário o auxílio de monitores.
Ao visitar a exposição é impossível não lembrar de filmes e séries que evidenciam os limites da relação entre o ser humano e a tecnologia, como em Black Mirror e Her. Isso acontece, principalmente, em uma obra em que o visitante interage com uma assistente virtual, que lembra a interação de Theodore com Samantha.
A entrada da exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico é gratuita e livre para todos os públicos. O Itau Cultural fica na Av. Paulista, número 149, próximo à estação de metrô Brigadeiro.
0 Comentários