Conheça todos os benefícios de usar o coletor menstrual Conheça todos os benefícios de usar o coletor menstrual
Conheça todos os benefícios de usar o coletor menstrual

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça todos os benefícios de usar o coletor menstrual

Sustentável, prático, confortável, durável são apenas algumas das características desse objeto revolucionário denominado coletor menstrual. O substituto do absorvente descartável é um copinho de silicone medicinal que é inserido no canal vaginal com a função de coletar a sua menstruação ao invés de absorver.

Apesar desse assunto ainda causar uma certa estranheza, ele é necessário. Usar o coletor traz inúmeros benefícios, conheça alguns deles!

coletor menstrual
Conheça os benefícios do coletor menstrual. | Foto: Reprodução.

Benefícios do coletor menstrual

1- Sustentabilidade e economia

Você já parou para pensar sobre a quantidade de absorventes que são usados no período menstrual feminino? E a quantidade de absorventes usados ao longo de toda a vida de uma mulher? Pois é, são muitos. Para ser mais exata, uma mulher usa desde o primeiro ciclo menstrual até a menopausa em torno de 10.000 absorventes, que equivalem a, aproximadamente, 150kg de lixo por mulher e o valor de 6.000 reais.

O coletor custa, em média, R$ 70 a R$ 150, conforme a marca e o modelo, porém ele é reutilizável e dura em torno de 5 a 10 anos, então, apesar de não ser tão barato, ele tem um ótimo custo-benefício e você não precisa gastar dinheiro durante um longo período da vida.

Além da economia, a quantidade de lixo produzida diminui e você contribui com o meio ambiente. Um absorvente demora, em média, 100 anos para se decompor.

2- Não contém substâncias químicas

Os absorventes tradicionais possuem diversas substâncias químicas, como a dioxina, e acabam causando alergia em muitas mulheres. Já o coletor menstrual, não possui nenhuma substância nociva, ele é feito de silicone medicinal, que é um material totalmente hipoalergênico (produto com um baixo potencial de causar alergia).

benefícios do coletor menstrual
      O coletor menstrual é feito de silicone hipoalergênico. | Foto: Reprodução.

3- Melhora a lubrificação vaginal

É errado pensar que o coletor menstrual é similar ao absorvente interno, inúmeras características diferenciam os dois e uma das grandes diferenças é que o absorvente interno não absorve somente o fluxo menstrual, mas também a umidade natural da vagina, causando o ressecamento do local, 35% do que é absorvido é umidade do corpo, e não sangue. Já o coletor, age absorvendo apenas o sangue, não ressecando a vagina e melhorando, consequentemente, a umidade, o pH e a flora vaginal.

Essa diferença é super relevante na hora de escolher qual usar, pois a lubrificação natural da vagina é muito importante, pois mantém o equilíbrio bacteriano que previne doenças.

4- Não gera odor

O sangue da menstruação é visto como algo nojento e sujo, porém, é preciso saber que ele não é! No período menstrual, as mulheres sentem um odor nada agradável, porém esse cheiro não é do sangue menstrual, o responsável pelo mau odor é o absorvente descartável – que contém diversos componentes químicos.

Quando o sangue menstrual entra em contato com esses componentes, ocorre uma reação química que gera um cheiro nada agradável, outro motivo que influencia esse odor são as camadas plásticas dos absorventes descartáveis que não permitem a passagem de ar, criando, assim, um ambiente úmido e quente, ótimo para a proliferação de bactérias e aumentando ainda mais o mau odor.

Depois de toda essa explicação fica claro que, ao usar o coletor ecológico, a mulher está livre de preocupação com esses cheiros incômodos, pois eles não contêm nenhum produto químico e não entram em contato com o ar.

O sangue menstrual não é sujo e não tem mau cheiro, ele possui cheiro de ferro, assim como todo o sangue do nosso corpo.

5- Autoconhecimento

Um dos pontos mais positivos do coletor menstrual é que, com ele, você consegue quebrar os tabus da menstruação! Ao usá-lo, a mulher conhece melhor o seu corpo e entra em contato mais íntimo com ele, conhecendo mais sobre sua menstruação e conseguindo saber exatamente o volume do seu fluxo.

Muitas mulheres acham que têm um fluxo grande, porém, ao usarem o coletor, percebem que estão enganadas.

menstruação
O autoconhecimento é essencial. | Foto: Reprodução.

Menstruar é um processo completamente natural e necessário para o corpo feminino, falar sobre esse assunto de uma forma aberta e com mais frequência é de extrema importância para quebrar o tabu e a vergonha da menstruação. Então, compartilhe o post com suas amigas para que elas conheçam essas incríveis vantagens de usar o coletor menstrual

______________________________________
Por Fernanda Fernandes – Fala! PUC