Conheça quais são as 5 cenas mais tristes de animações da Disney
Menu & Busca
Conheça quais são as 5 cenas mais tristes de animações da Disney

Conheça quais são as 5 cenas mais tristes de animações da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça quais são as 5 cenas mais tristes de animações da Disney

Considerada por muitos a principal responsável por proporcionar as sensações mais emocionantes, felizes e mágicas, a Disney, seja por meio de seus parques temáticos ou obras cinematográficas, é realmente encantadora. Tenho certeza de que a empresa marcou a sua infância com suas alegres e energizantes animações que levantam o astral de qualquer um. 

Amizade, amor, família, coragem, superação, figuram entre os principais temas das épicas histórias que nos trazem os mais prazerosos sentimentos de nostalgia. Entretanto, é impossível negar que, em alguns momentos, os filmes da Disney nos trouxeram lágrimas que não foram de felicidade. 

Aqui, fizemos uma lista com as 5 cenas mais tristes de animações da Disney. Só não vale chorar, ok?

Conheça as cenas mais tristes de animações da Disney

5. Andy dá Adeus a seus brinquedos

toy story
Cena emocionante de Toy Story. | Foto: Reprodução.

Toy Story é um dos filmes mais memoráveis da Disney. Apesar do primeiro filme ter sido lançado em 1995, Toy Story, através de sua quadrologia sempre conseguiu surpreender o público, conquistando uma legião de fãs de todas as idades. A animação narra as aventuras dos brinquedos de Andy (e, posteriormente de Bonnie), e a incrível relação de amizade desenvolvida por eles.

Com personagens e músicas marcantes, o final do terceiro filme, que finaliza o enredo da infância do garoto Andy, que agora crescido abre mão de seus brinquedos para ir para a faculdade, não poderia ser diferente. A cena final em que Andy presenteia Buzz, Jessie e os demais brinquedos a Bonnie e, por último, acaba de maneira comovente por entregar Woody à garotinha é emocionante e não é a prova de lágrimas. 

4. Morte de Ellie

animações disney
Cena de Up! Altas Aventuras. | Foto: Reprodução.

Up! Altas Aventuras não é um dos clássicos da Disney, no entanto, não deixa de ser imperdível. A animação aborda alguns dos dilemas da vida, como a dor da perda, a passagem do tempo e a busca pela renovação. O começo do filme já é um balde água fria. A morte de Ellie, após a narração da tocante história de amor com o protagonista Carl não nos poupa soluços. Criamos um certo apego com a personagem que, infelizmente, nos é tirada da trama de uma maneira triste e, ao mesmo tempo, coerente devido ao ciclo da vida. Em todo o caso, posteriormente, a película proporciona momentos divertidos com o elo emocional inesperado que surge entre o viúvo Carl e o escoteiro Russel. No final das contas, além das risadas e lágrimas, a obra nos traz reflexões sobre o valor das pequenas coisas da vida. 

3. Mãe de Dumbo canta a canção Meu Bebê

melhores animações disney
Cena em que a mãe de Dumbo canta para ele. | Foto: Reprodução.

Dumbo é uma das animações mais antigas dos cinemas, sendo um verdadeiro clássico da Disney. A história sobre o elefantinho de circo de orelhas grandes, que teve sua mãe aprisionada pelo mestre do picadeiro, após tentar defendê-lo de um garoto maldoso, é uma das mais tristes do estúdio Walt Disney Productions.

A cena em que o ratinho Timothy, o único amigo verdadeiro de Dumbo, o leva visitar sua mãe, que está trancafiada em uma jaula e ela começa a cantar uma canção de ninar a ele, não poupa vítimas. O fato do resto dos filhotes de animais de circo estarem ao lado de suas respectivas mães e Dumbo estar sozinho somente visualizando a trompa da elefanta que o envolve calorosamente e canta a música Meu Bebê, fazendo emergir lágrimas nos olhos do elefantinho, só contribuem para deixar a cena ainda mais comovente.

2. Viúva deixa Dodó na natureza 

animações disney mais tristes
Cena triste de O Cão e a Raposa. | Foto: Reprodução.

O Cão e a Raposa é uma das animações mais bonitas e significativas da Disney. O enredo gira em torno da amizade improvável de Dodó, raposa órfã que é adotada por uma viúva, e Toby, um cão de caça cujo dono é um caçador. Os dois animais juram fidelidade um ao outro, mas o tempo passa e ambos crescem, passando a enxergar o mundo de uma maneira menos inocente.

Já adultos, Dodó e Toby tornam-se praticamente inimigos e, na tentativa de proteger a raposa do caçador que era seu vizinho, a viúva se vê obrigada a abandonar Dodó na natureza, protagonizando, assim, uma das cenas mais pungentes da Disney. A declaração final da senhora à raposa é de tocar o coração e é impossível não sentir empatia por ela naquele momento.

Bom, pelo menos, o final é quase feliz. Os dois animais, em um momento de pura adrenalina e emoção, acabam protegendo um ao outro e, apesar de aceitarem o fim da amizade pelo fato de serem de realidades diferentes,  passam a ter uma vida tranquila. 

1. Morte de Mufasa

o rei leão
A morte de Mufasa é um dos momentos mais tristes do filme. | Foto: Reprodução.

Todos concordamos que essa foi a morte mais traumatizante da infância e quem discordar disso boa pessoa não é. Brincadeiras à parte, é indiscutível o fato de que O Rei Leão é um dos melhores e mais tradicionais filmes da Disney. A história sobre o leão Simba, que queria mais do que tudo ser rei, e que nutria uma grande admiração por seu pai, o grande rei Mufasa, é atemporal.

No entanto, essa obra possui a cena mais triste das animações da Disney. A inveja de Scar, irmão mais novo de Mufasa, o leva a articular um plano para matá-lo, e o caçula, infelizmente, consegue. Ao empurrar Mufasa de um desfiladeiro, depois que este salva Simba, o grande rei leão é pisoteado pelos gnus e morto. Não sei o que é mais deprimente na cena: Mufasa morto, a esperança de Simba em conseguir levantar o pai, seguida pelo desespero deste ao perceber que ele estava morto, a música de fundo ou Scar responsabilizando o filhote pela morte do outro leão. Eu sei, não foi legal lembrar dessa parte específica do filme.

É inegável que a película nos proporciona também momentos de risos e alegria, e a cena em que há o encontro de Simba com o espírito de Mufasa nas estrelas é de arrepiar. Além disso, com uma trilha sonora  incrível, O Rei Leão é muito mais do que a cena que não deve ser nomeada, e não é à toa que o filme é uma referência no quesito clássicos da Disney.

Você agora, provavelmente, deve estar lembrando de alguma cena triste que assistiu, mas que não foi citada aqui. Portanto, decidimos que alguns momentos das animações merecem menções honrosas como: a morte da mãe de Bambi no filme Bambi, a despedida de Boo e Sulley em Monstros S.A, a despedida de Bing Bong em Divertidamente e a morte de Tadashi no filme Operação Big Hero. São tantos momentos tristes que começo a questionar se a Disney quer me fazer sorrir ou chorar.

disney
Bing Bong em Divertidamente. | Foto: Reprodução.

__________________________________
Por Giulia Lang – Fala! Cásper

Tags mais acessadas