A farinha de trigo é muito versátil por ser a base de alimentos como pizzas, pães, bolos e quitandas. Apesar de muito calórica, está presente na maioria das refeições dos brasileiros: nos últimos 40 anos, o consumo médio per capita no Brasil aumentou mais do que a metade, conforme projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O que muita gente não sabe é que essa farinha não é única. São, no mínimo, quatro tipos diferentes do produto. Confira!
Diferentes tipos de farinha de trigo
Farinha de trigo tipo 1
Composta por grãos de trigo com pouco e muito glúten. Como a farinha branca tipo 0, ela pode ser orgânica ou quimicamente branqueada.
Farinha de trigo tipo 0
Esta variedade tem um teor de glúten maior do que a farinha branca tipo 00. O seu processo de branqueamento é natural. E, além disso, contém mais ferro, o que contribui na textura e no volume das massas. É indicada para preparar pães, pizzas e macarrão.
Farinha de trigo tipo 00
É uma versão super refinada e totalmente natural, feita com os grãos de trigo mais fracos, ou seja, que têm um teor de glúten menor. Por isso, absorve mais água. As massas feitas com esse tipo de farinha são aeradas e mais leves, por isso é indicada para preparar bolos e tortas. Um benefício é a digestão, que acontece com mais facilidade se comparada à digestão das outras versões.

Este tipo não é produzido no Brasil: ele é importado de países como Canadá, Itália e Argentina. Ou seja, pode ser mais difícil de encontrar e mais caro.
Farinha de trigo integral
A farinha de trigo branca passa por um processo de refinamento que faz com que grande parte dos nutrientes seja eliminada. Já a farinha integral não passa por isso, o que faz dela uma opção com mais fibras, vitaminas e minerais.
Esta variedade oferece alguns benefícios à saúde, como: saciedade, que contribui para o emagrecimento; melhora no funcionamento intestinal e redução do colesterol “ruim”.
Referências: “Qualidade tecnológica de grãos e farinhas de trigo nacionais e importados” – Ciência e Tecnologia de Alimentos; Isabela Henriques – Tudo Gostoso.