Conheça os cinco vestidos de casamento mais icônicos
Conheça os cinco vestidos de casamento mais icônicos

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça os cinco vestidos de casamento mais icônicos

O senso comum diz que gosto não se deve discutir, porém, quando estamos falando sobre vestidos de casamento que marcaram gerações e que por alguma razão fizeram história, não são muitos que configuram nessa lista.

O Fala! Universidades separou, abaixo, cinco exemplares que representam estes ideais e que ainda anos e, em alguns casos séculos depois, ainda influenciam as noivas e estilistas do tempo atual.

Vestidos de casamento mais icônicos

1- Grace Kelly

vestidos de casamento
Grace Kelly com um dos vestidos de casamento mais icônicos. | Foto: Reprodução.

Considerado pela maioria dos estilistas “o mais icônico dos vestidos”, quase 65 anos depois da cerimônia de bodas, esta peça ainda continua sendo referência para muitas noivas (inclusive uma dessa lista).

O vestido de casamento de Grace Kelly foi criado pela figurinista dos estúdios MGM e ganhadora de duas estatuetas do Oscar (onde a então atriz Grace Kelly trabalhava). Foi feita com rendas francesas, seda tarefá e pérolas. Atualmente, encontra-se em exposição no Museu de Arte da Filadélfia.

2- Lady Di

Lady Di
Lady Di. | Foto: Reprodução.

Popularmente conhecido como “o vestido do século”. Criado pelo casal de estilista Elizabeth e David Emanuel para a cerimônia que ocorreu em 29 de julho de 1981 na Catedral de Saint Paul, em Londres.

Foi feito de tafetá de seda e uma renda bordada à mão dos tempos do reinado de Queen Mary (1542-1587), uma cauda que possuía 7 metrôs de comprimento e 72 centímetros (era preciso três pessoas para carregá-la) e ornado com mais de 10.000 pérolas. Uma curiosidade é que estilistas ao redor do mundo começaram a copiá-lo ainda durante o casamento, tendo vários modelos semelhantes colocados à venda antes do fim da mesma.

3- Bella Swan (saga Crepúsculo)

vestidos de casamento mais icônicos
Bella Swan. | Foto: Reprodução.

Embora seja um vestido criado por uma ocasião fictícia no penúltimo filme da saga Crepúsculo, o vestido da personagem Bella Swan foi visto por milhões de pessoas só no cinema. Não seria estranho, portanto, que tenha se tornado referência para muitas noivas mesmo nove anos depois da estreia do longa.

A peça foi desenhada pela estilista Carolina Herrera em parceria com a escritora da série de livros, Stephanie Meyer. Na época, as cenas do vestido da personagem foram guardadas a sete chaves, enquanto jornais e revistas do mundo inteiro especulavam sobre o mesmo, causando um alvoroço entre os apreciadores da obra e até curiosos, o que aumentou em muito a bilheteria da produtora, a Summit Entertaintment.

4- Rainha Vitória

vestidos de casamento
Rainha Vitória. | Foto: Reprodução.

Esse talvez não seja “um dos vestidos mais copiados” da história, porém sua cor, sim. Até o casamento da então Rainha Vitória com Príncipe Albert, a tradição era que as noivas usassem cores vivas e coloridas, uma vez que o branco era associado ao luto.

Porém, com a publicação de fotos e o surgimento de diversas pinturas da bodas ocorrida em 10 de fevereiro de 1840, na Catedral de Westminster, a ideia tornou-se popular em noivas do mundo todo e acabou virando praticamente uma regra nos casamentos desde então.

O vestido de casamento de Vitória era constituído de cetim branco, renda e uma cauda de seis metros, enfeitada com flores de laranjeira.

5- Kate Middleton

Kate Middleton
 Kate Middleton. | Foto: Reprodução.

O vestido da atual Duquesa de Cambridge é uma criação do estilista britânica Sarah Burton, da grife Alexandre McQueen. A inspiração principal para a peça utilizada em 29 de abril 2011, na Catedral de Westminster, foi o vestido de casamento da Princesa de Mônaco, Grace Kelly.

Para tanto, é composto basicamente de um espartilho coberto de renda bordada à mão pela Escola Real de costura, corpete e saia em estilo vitoriano feito de seda marfim e cetim branco, e por fim, uma cauda com 2,70 metrôs de comprimento. Assim como no casamento da sogra, o vestido de casamento de Kate Middleton passou a ter cópias vendidas antes do fim da cerimônia real.

Por Lidia Esteves – Fala! Cásper