Conheça os cinco animes shoujo mais icônicos dos anos 90
Conheça os cinco animes shoujo mais icônicos dos anos 90

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça os cinco animes shoujo mais icônicos dos anos 90

Shoujo é o termo japonês utilizado para falar de animes e mangás cujo público-alvo são meninas pré-adolescentes e adolescentes. Embora seja comum associar shoujo com narrativas focadas em romance, esses mangás e animes podem ter gêneros diversos, como fantasia, comédia, romance, histórico, entre outros.

Mangás e animes shoujo existem há anos, mas se consolidaram durante os anos 90 com histórias protagonizadas por personagens femininas, em geral jovens estudantes do ensino fundamental e médio.

Aqui, cinco animes da década de 90 que marcaram uma geração de meninas e seguem populares até hoje.

Animes shoujo icônicos dos anos 90

1. Sailor Moon (1992) – um dos animes mais famosos mundialmente

Sailor Moon
Sailor Moon (1992). | Foto: Reprodução.

O mangá de Naoko Takeuchi foi adaptado para a televisão no início dos anos 90 e foi um grande sucesso, sendo um dos animes do gênero mahou shoujo (caracterizado por meninas com poderes mágicos) mais populares.

Pretty Guardian Sailor Moon conta a história da estudante de 14 anos Serena Tsukino (Usagi Tsukino, no original japonês) e suas amigas, que descobrem ser guerreiras mágicas, cuja missão é proteger a Terra das forças do mal e encontrar a Princesa da Lua enquanto ainda lidam com os dramas da adolescência – como romance, escola, amizades e família.

Com 200 episódios e três filmes, Sailor Moon tem diversos arcos, mas a amizade entre as guerreiras mágicas e a força feminina são importantes características do enredo. Uma adaptação do anime, chamada Sailor Moon Crystal, foi lançada em 2014.

2. Guerreiras Mágicas de Rayearth (1994)

melhores animes
Guerreiras Mágicas de Rayearth (1994). | Foto: Reprodução.

Uma mistura dos gêneros fantasia, mecha (robôs) e isekai (universo paralelo, similar à Alice no País das Maravilhas), Guerreiras Mágicas de Rayearth conta a história das estudantes Lucy, Marine e Anne (em japonês Hikaru, Umi e Fuu) que são transportadas para o mundo mágico de Cefiro pela Princesa Esmeralda.

As três jovens foram convocadas para se tornarem as Guerreiras Mágicas de Cefiro e salvarem a Princesa Esmeralda que foi sequestrada pelo sacerdote Zagato. Criado pelo grupo Clamp, o anime tem 50 episódios divididos em duas fases.

3. Sakura Card Captors (1999)

animes
Sakura Card Captors (1999). | Foto: Reprodução.

Outro anime criado pela Clamp, Sakura Card Captors é uma das histórias de mahou shoujo mais populares do grupo. Baseado no mangá homônimo, o enredo gira em torno de Sakura Kinomoto, uma menina de 10 anos que precisa capturar as cartas Clow, que acidentalmente libertou ao abrir o Livro Clow.

As cartas mágicas são responsáveis por uma série de acontecimentos na cidade de Tomoeda, algumas causam até acidentes e, por isso, precisam ser capturadas pela protagonista, que conta com a ajuda do guardião das cartas Cerberus e de sua melhor amiga Tomoyo Daidouji, que, embora não tenha poderes mágicos sempre acompanha Sakura e atua como sua estilista, desenhando as roupas usadas nas aventuras.

A temporada original conta com 70 episódios e um filme que conclui a história. Uma nova temporada de 22 episódios, chamada Cardcaptor Sakura: Clear Card Hen, foi lançada em 2018.

4. Super Pig (1994)

o que assistir
Super Pig (1994). | Foto: Reprodução.

Mistura comédia e mahou shoujo, Super Pig conta a história da jovem de 13 anos Kassie Carlen, que secretamente é Super Pig, uma heroína em forma de porco.

Após ajudar o porquinho Iggy, príncipe do Reino Oinko, Kassie ganha o “porcompacto”, objeto mágico em forma de pó compacto que a permite se transformar em Super Pig. A protagonista não fica feliz com a forma de porco e preferia ser uma garota mágica mais fofa.

Kassie precisa fazer boas ações como Super Pig, cada uma equivalente a uma pérola, e quando conseguir juntar 108 pérolas, ela poderá se transformar no que desejar.

5. Hana Yori Dango

animes dos anos 90
Hana Yori Dango. | Foto: Reprodução.

Neste anime estilo comédia romântica, a estudante Makino Tsukushi consegue uma vaga para estudar em uma escola de elite, apesar das dificuldades financeiras de sua família.

Na escola, o grupo Flower Four (abreviado como F4), formado por quatro alunos herdeiros das famílias mais poderosas do Japão, dita as regras e chega a ter mais autoridade que os professores. Um dos costumes do F4 é entregar a Tarja Vermelha a um aluno, o que significa que ele será tratado de forma cruel por todos os colegas até sair da escola. Embora Makino deseje manter seu status anônimo, ela acaba recebendo a Tarja Vermelha. Ao se tornar o novo alvo, a estudante vê sua vida mudar completamente.

Hana Yori Dango é um dos shoujos mais populares do Japão. Além do anime, também foi adaptado como filme e série de televisão japonesa. Também inspirou dramas (novelas) de outros países asiáticos, como China, Coreia do Sul e Taiwan.

______________________________________
Por Caroline Névoa – Fala! PUC – Rio