Conheça os atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas
Menu & Busca
Conheça os atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas

Conheça os atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas

Home > Notícias > Esporte > Conheça os atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas

Adiadas do ano passado, as Olimpíadas de Tóquio 2020 estão cada vez mais próximas. A data de abertura dos jogos está marcada para 23 de junho e a de encerramento, para 8 de agosto. Vale ressaltar que está proibida a presença do público estrangeiro, apenas os japoneses poderão assistir e as capacidades dos estádios e arenas estarão reduzidas.

Olimpíadas
A menos de 100 dias do início da competição, veja os atletas que já têm passaporte garantido para Tóquio. | Foto: Reprodução.

O Brasil já possui 200 vagas garantidas, algumas delas foram conquistadas pelos próprios atletas graças ao ranking que eles ocupam em seus respectivos esportes; outras, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI), portanto, irá distribuí-las aos seus atletas por meio de seletivas internas.

Até o início das Olimpíadas, o número de vagas deve aumentar e se aproximar de 300. Isso porque alguns brasileiros disputarão pré-olímpicos em 30 modalidades diferentes valendo vaga para o Japão. 

Atletas brasileiros que participarão das Olimpíadas

Atletismo

O Brasil já tem 8 vagas garantidas, todas elas em corrida de revezamento. Esse número, com certeza, ficará maior, e as vagas serão estendidas para outras práticas do atletismo, pois 17 atletas que possuem índices olímpicos estarão na disputa do pré-olímpico. Entre eles, Thiago Brás do salto com vara que conquistou o ouro na Rio 2016. 

Olimpíadas 2020
​Thiago Brás durante o salto que garantiu o ouro na Rio 2016. | Foto: Reprodução.

Canoagem

Nessa modalidade, o Brasil tem 4 vagas garantidas e 4 nomes confirmados. São eles: Ana Sátila, Pedro Gonçalves, Erlon de Souza e Isaquias Queiroz. O destaque da lista é Isaquias, que na Rio 2016 conquistou três medalhas.

Esgrima

Há duas vagas e dois atletas confirmados. São eles: Nathalie Moelhausen e Guilherme Toldo.

Ginastica Artística

Cinco vagas garantidas, sendo quatro no masculino por equipes e uma individual para Flavia Saraiva.

Natação

O Brasil tem 14 vagas. Doze delas são para revezamento e 2 individuais, as quais estão com Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Bruno Fratus, dos 50 metros livre.

Olimpíadas tóquio
​Pódio nos últimos mundiais e pan-americanos, Ana Marcela é expectativa de medalha para o Brasil. | Foto: Reprodução.

Surfe

O surfe é uma das modalidades que farão sua estreia como esporte olímpico. O Brasil terá dois competidores no masculino, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira; e duas competidoras no feminino, Tati Webb e Silvana Lima.

Gabriel Medina
​Campeão de dois títulos mundiais, Gabriel Medina é uma das esperanças de medalha para o Brasil. | Foto: Reprodução.

Tênis de mesa

Entre a competição individual e por duplas, o Brasil garantiu 6 vagas. Porém, apenas Hugo Calderano tem seu nome confirmado, isso graças ao seu ranking.

Taekwondo

Três atletas confirmaram presença, Edival Pontes, Ícaro Miguel e Milena Titoneli.

Vôlei de praia

O Brasil será representado por 8 atletas divididos em 4 duplas, dessas, duas são femininas (Ana Patrícia e Rebeca, Ágatha e Duda) e duas masculinas (Alisson e Álvaro,  Evandro e Bruno).

Pentatlo Moderno

O Brasil tem apenas uma representante: Ieda Maria.

Remo

Até o momento, o Brasil tem apenas um representante: Lucas Vertheim.

Vela

A vela é a a modalidade que mais tem atletas já confirmados, ao todo são 13 vagas preenchidas. Estarão presentes: Jorge Ziraf, Martina Grael, Kahena Kunze, Fernanda Oliveira, Ana Luíza Barbechan, Robert Scheidt, Gabriela Nicolino, Samuel Albercht, Marco Grael, Gabriel Borges, Patrícia Freitas, Henrique Haddad  e Bruno Benthlem.

Tiro com arco

As duas vagas destinadas ao Brasil estão preenchidas. Marcus Vinícius e Anne Marcele representarão o país.

Tiro esportivo

O Brasil tem apenas 1 representante: Felipe Wu.

Tênis​

João Menezes está quase garantido em Tóquio, isto é, a vaga já é dele, basta ele se manter entre os primeiros 300 colocados do ranking da APT até o inicio dos jogos que carimba de vez o passaporte. Hoje, ele ocupa a 176ª colocação. Os demais competidores de simples e de duplas, que também representarão o Brasil, serão decididos pelo mesmo ranking da ATP. 

João Menezes
João Menezes durante o jogo que lhe deu o ouro no pan-americano de Lima em 2019. | Foto: Reprodução.

Wrestling

Conhecido popularmente como “luta”, o wrestilng brasileiro será representado pelos atletas: Aline Silva, Laís Nunes e Eduard Soghomonyan.

Esportes coletivos nas Olimpíadas

No futebol, no vôlei e no handball, o Brasil está classificado tanto para a disputa da categoria feminina quanto para a masculina. No futebol, serão convocados 36 atletas, no vôlei, 24, e no handball, 28. Até o momento da produção dessa matéria, não foi divulgada a data de convocação na qual os técnicos chamarão seus atletas.

_______________________________
Por Thiago Galante – Fala! Cásper

Tags mais acessadas