Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Conheça o Festival Path e tudo o que rolou na última edição

Conheça o Festival Path e tudo o que rolou na última edição

Entre os dias 1 e 2 de junho, a Avenida Paulista deve celebrar o Festival Path 2019, o maior e mais diverso festival de inovação e criatividade do Brasil. No ano passado, o bairro de Pinheiros, em São Paulo, foi o palco de sua sexta edição, com palestras, shows, filmes, exposições, feirinha gastronômica e outras coisas mais.

E para te deixar por dentro de todas as atividades do Festival,  o Fala!, que esteve lá no ano passado e marcará presença também este ano, te conta como foi a experiência.

O Festival Path é realizado anualmente e oferece inovação, criatividade e inspiração para o público. As atrações ocorrem ao mesmo tempo em diversos espaços que podem ser percorridos a pé, formando assim a “Cidade Path”. O mais legal – e desafiador – é que você mesmo monta sua agenda!

Festival Path 2019
Imagens do Festival Path 2018.

Durante a edição passada, estivemos em uma das palestras mais polêmicas e esperadas no evento, “O uso da maconha só vale se for medicinal?”. Participaram do debate Fabrício Pamplona, estudante do uso terapêutico do canabidiol e do THC há 15 anos, sendo um dos únicos cientistas que pode trabalhar com a planta; Felipe Anghinoni, professor e palestrante de temas ligados à criatividade, empreendedorismo, educação e cultura digital; e Gilberto Castro, portador de esclerose múltipla.

Conheça o Festival Path

‘’Eu sou maconheiro e ativista, porque maconha é uma questão de saúde pública’’, afirma Felipe Anghinoni.

No mesmo dia, aconteceu a palestra de Ian SBF, O que o Porta dos Fundos aprendeu – ou não – nos últimos 6 anos”, a qual propôs uma roda de conversa entre o co-fundador, sócio e diretor do Porta dos Fundos, que contou curiosidades e desafios do canal de humor em encontrar o seu lugar na internet e ser remunerado por isso ao longo dos últimos 7 anos.

Conheça o Festival Path

Ainda no primeiro dia de evento na Sala Gente, foi possível assistir à palestra “Torcedores do Brasil”, com Marcelo Barreto, jornalista dos canais SPORTV, Andrea Tuttman da Globosat, Dora Fagginda VOX e Erico Traldi, da Samsung. A palestra  abordou o grande evento esportivo de 2018, a Copa do Mundo, apresentando e discutindo a pesquisa dos canais Globosat sobre a evolução das Copas, de 2006 até 2018.

Conheça o Festival Path

Já no Centro de Convenções, acompanhamos a discussão “Como funciona o ecossistema do funk e por que ele incomoda tanto?”. Renata Prado, da frente de empoderamento das mulheres no funk, Renato Martins, editor chefe do canal Kondzilla e GG Albuquerque, jornalista e mediador da palestra, discutiram como o funk, mesmo sendo um dos estilos musicais mais originais e consumidos do Brasil, ainda continua marginalizado no país.

Em uma conversa voltada ao tema de jornalismo, a palestra “Existe um jornalismo musical millennial?” reuniu Cavalcanti, do VICE e Eduardo Roberto, que também já trabalhou para veículos como Estadão, MTV, discutiram como o consumo do jornalismo mudou drasticamente com a popularização da internet no mundo inteiro.

No segundo e último dia do evento, ocorreu a palestra “Dupla Jornada – na frente e atrás das câmeras” que abordou uma discussão sobre o aquecido mercado audiovisual brasileiro com Bianca Comparato, protagonista da série 3%, a apresentadora Didi Wagner, a diretora Fernanda Weinfeld, e a atriz, modelo e artista plástica Isabel Wilker. Nesta paletra, as mulheres comentaram o bom momento de se produzir conteúdo audiovisual no Brasil, graças às várias oportunidades criadas por serviços como Youtube, Netflix e Instagram.

Conheça o Festival Path

Em seguida, atendemos à palestra “Do documentário à comunidade: o case do Quebrando o Tabu”, com Fernando Grostein Andrade e Guilherme Melles, fundadores da página. Ainda no domingo, estivemos na palestra “Direitos civis cannábicos: o que está em jogo para toda a sociedade”, composto por Cristiano Maronna, Emilio Figueiredo e Margarete Brito.

Conheça o Festival Path

Em seguida, na Casa do Capitalismo Consciente, moda sustentável foi discutida na palestra “Em que pé está a moda sustentável na prática?” , com Rozália Del Gaudio, André Carvalhal, Tatiana Brammer e Jose Favilla. O foco era a moda que se baseia em processos de produção que não prejudicam o meio ambiente, visando e valorizando o ecossistema e seus recursos.

Conheça o Festival Path

A última palestra que acompanhamos foi uma das mais lotadas do evento, e essa audiência era quase totalmente feminina. Isso porque o tema divide as opiniões e interesse de muitas pessoas, principalmente homens: a potência orgástica feminina como via de empoderamento. A palestrante, Mariana Stock, abandonou sua carreira em Marketing para se formar em terapia tântrica e dedicar-se à iniciativa Prazerela, um espaço de empoderamento do prazer para mulheres.

Conheça o Festival Path

Além disso, ativações de todo o tipo estiveram espalhadas pelo Festival Path. Logo na entrada, o Pão de Açúcar esteve presente com o seu Clube de Sommeliers, com especialistas prontos a atender o público, realizando a venda e degustação dos produtos. A Activia apresentou o seu mais novo produto: o Sensações, com uma diversidade tão bonita quanto gostosa de sabores, e que quem passou pelo PATH adorou. Além disso, a 99Táxi se apresentou como o transporte oficial pelo evento, além de disponibilizar totens para carregar o celular.

0 Comentários

Tags mais acessadas